Equinix inaugura quinto data center brasileiro para suportar crescimento no país

Por Redação | 09.03.2017 às 17:46

A companhia de serviços de data center e interconexão Equinix inaugurou nesta quinta-feira (09) o SP3, o novo maior data center da empresa na América Latina que dobrará sua capacidade de armazenamento de dados no Brasil.

Localizado em Santana de Parnaíba, este é o quinto site da Equinix no país e o terceiro na região de São Paulo. O centro de dados recebeu um investimento de US$ 69 milhões para sua primeira etapa de construção e reforçará a estratégia da companhia no fornecimento de interconexão para projetos de transformação digital em clientes.

Localizado próximo ao também novo data center da Bovespa na região, a expectativa é que o centro da Equinix atue ainda como um novo hub para empresas do setor financeiro no país. O novo site já começa suas operações com mais de 30 clientes.

A abertura no novo centro de dados da empresa vem em um momento no qual a Equinix vê um avanço dos seus negócios no Brasil e busca antecipar a demanda do mercado com uma oferta maior de infraestrutura na região.

Apesar de não revelar resultados financeiros divididos por região, Karl Strohmeyer, Presidente da Equinix para as Américas, afirma que o Brasil tem hoje um crescimento mais acelerado que a maior parte dos mercados da empresa, registrando uma ampliação dos negócios acima dos 14% conquistados pela companhia como um todo no último ano.

"Nossa plataforma global de data centers tem ajudado no crescimento do Brasil, já que nossos clientes globais estão usando data center locais para entregar seus sistemas e serviços no mercado", afirmou o executivo ao Canaltech. "Mas também a economia local, que continua a crescer na adoção da economia digital".

Em sua primeira fase de construção, o SP3 possuirá capacidade para mais de 725 racks. A empresa espera adicionar capacidade ao ambientes em até cinco outras fases incrementais ao longo dos próximos meses, totalizando 2.775 racks.

Herança da Verizon

Além do novo SP3, a Equinix deve reforçar ainda mais sua infraestrutura brasileira neste ano com a ativação de mais um data center adquirido pela empresa da norte-americana Verizon. Anunciado em dezembro do ano passado, o negócio de US$ 3,6 bilhões deverá ser confirmado em meados desta ano e entregará à Equinix 29 novos centros de dados espalhados pelos Estados Unidos, Brasil e Colômbia.

Os dois países sul americanos são considerados estratégicos pela empresa por seu posicionamento e posibilidade de conexão com os cabos submarinos. O SP3, por exemplo, poderá ser conectado ao Seabras-1, que entra em operação no segundo trimestre de 2017 e ligará Praia Grande (SP) à Nova York.

Já o data center colombiano tem a possibilidade de ser ligado à Fortaleza (CE), onde poderá ser conectado ao South Atlantic Cable System (SACS), que ligará a cidade brasileira à Luanda, em Angola.

"A Colômbia é um mercado interessante, mas nunca tivemos a oportunidade de entrar lá antes", explicou Strohmeyer. "O site de lá é de alta qualidade, é bastante interconectado e tem um papel crucial nos cabos transoceânicos que entram na América do Sul. Então esse ponto será chave para o nosso crescimento futuro na América Latina".