CPqD supera padrão mundial de transmissão óptica entre data centers

Por Redação | 13 de Maio de 2016 às 19h04

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) divulgou nesta sexta-feira (13) a conquista do recorde mundial de transmissão óptica entre data centers. Os resultados obtidos pela equipe de Tecnologias Ópticas superaram o padrão mundial de velocidade.

Com o feito foi possível conectar data centers com até 140 km de distância, mantendo uma velocidade de transmissão de dados constante em 100 Gbps. Até então o alcance era de, no máximo, 80 quilômetros de distância para manter essa constância.

A tecnologia, desenvolvida pelo CPqD em parceria com a BrPhotonics, foi resultado de um intenso trabalho para a criação de uma nova técnica de modulação em transmissões WDM – Wavelength Division Multiplex –, que visa a interconexão de centros de processamento de dados, e que já está sendo implementada pelo mercado internacional.

De acordo com Jacklyn Dias Reis, da Gerência de Tecnologias Ópticas do CPqD, a tecnologia é "bastante promissora, uma vez que apresenta baixo custo quando comparada à técnica de recepção coerente, utilizada atualmente nos sistemas de 100 Gb/s”. Além disso, o pesquisador garante que: “Outra vantagem dessa nova tecnologia é o menor consumo de energia, que se reflete em redução dos custos de operação do data center.”

O assunto será discutido no V International Workshop on Trends in Optical Technologies - Towards terabit per second optical networking - evento que acontecerá entre os dias 18 e 19 de maio no CPqD.

Fonte: TeleSíntese

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.