Servidor de máxima performance da Oracle chega ao Brasil

Por Redação | 03 de Outubro de 2013 às 17h09

Os primeiros servidores High-End Oracle Sparc M5-32 chegaram ao Brasil em setembro e foram instalados em uma distribuidora de combustível. Essas foram as primeiras unidades do modelo a desembarcar na América do Sul.

Especificamente neste caso, as novas máquinas vão substituir dois servidores High-End M8000 para atender ao ambiente SAP (ERP) da empresa. O Oracle Sparc M5-32 é um servidor de data center altamente escalável, de altíssima performance e conta com um dos mais rápidos microprocessadores do mundo.

O Sparc M5-32 pode atingir um desempenho 10 vezes maior que o das gerações anteriores da Oracle, com velocidade de processamento para atender ao uso de ferramentas de armazenamento e análise detalhada de dados – algo muito interessante em tempos de Big Data.

Jorge Cardoso, o diretor executivo do Grupo F9C, parceiro da Oracle que realizou a venda dos servidores no Brasil, explica que com os novos servidores, qualquer empresa "poderá expandir muito sua capacidade computacional em menos espaço e reduzir o consumo de recursos de infraestrutura, pois esta linha de servidores permite escalabilidade, no mesmo corpo físico".

Essa redução no espaço ocupado diminui ainda os custos operacionais. O consumo de energia elétrica utilizada para a refrigeração, por exemplo, cai mais do que 50%, conforme Marcos Arino, diretor de Operações da unidade F9C Rio de Janeiro. Ele estima que o investimento nos novos servidores seja recuperado em até 18 meses, conforme a redução prevista na operacionalização.

Oracle Sparc M5-32

Oracle Sparc M5-32 (Imagem: Oracle)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.