Na Futurecom 2014, MDC apresentará data centers transportáveis

Por Redação | 22 de Setembro de 2014 às 15h43

A Futurecom, maior evento do setor de telecomunicações, TI e internet da América Latina, anunciará uma família inédita de soluções de data centers transportáveis. A tecnologia será apresentada pela empresa brasileira MDC Indústria de Contêineres Inteligentes e terá a missão de suprir a necessidade de processamento em locais distantes.

Os data centers transportáveis são indicados para organizações ou empresas que precisam rapidamente de processamento distante, em condições adversas, não importando as condições climáticas do local. Mineradoras, petrolíferas, empreiteiras, entre outras empresas devem fazer bom uso dos data centers. Companhias do setor de telecomunicações que precisam de complementação temporária à sua estrutura também são alvos em potencial do produto.

Os data centers da MDC serão oferecidos em diversas opções de tamanho e capacidade. Serão acomodados em contêineres, podendo ser facilmente transportados para qualquer local. Após chegada no local, as unidades são conectadas a um núcleo central de uma rede através de satélites, rádio ou qualquer possibilidade tecnológica que permite a conexão.

Para os seus sistemas, a MDC desenvolveu um algoritmo de aproveitamento de energia, que elimina o funcionamento de dispositivos que estão sendo improdutivos em um determinado momento. Isso possibilita que os data centers estejam no ambiente "Green Power". Há também um sistema de refrigeração inteligente e suporte para conjuntos de baterias de até três toneladas que asseguram a funcionalidade "non-stop" para as unidades por um período de até dois dias de blackout.

No interior dos data centers da MDC o usuário encontrará todas as facilidades de um ambiente padrão. Há racks de 19 polegadas e estrutura capaz de suportar diversos tipos de dispositivos de comunicação, servidores e processamento necessários à operação. Eles são configurados livremente pelos usuários ou ainda podem ser entregues como uma solução "turb-key", com todos os elementos de conectividade e plataformas de computação já instalados, como firewall, switches, roteadores, sistemas de virtualização, storage e servidores de hospedagem ou cache.

As unidades são altamente resistentes, sendo elaboradas em aço de boa resistência. Além disso, possuem balanceamento de carga e sistema inteligente de contingência e autorrecuperação.

Yoram Yaeli, diretor da MDC, afirmou que os data centers foram produzidos e projetados para exigir recursos mínimos de infraestrutura e pessoas, além de exigir uma agilidade máxima na ativação dos serviços. "De modo geral, tudo o que usuário precisa garantir é um ponto de alimentação elétrica de qualquer tipo, sem a exigência de técnicos ou eletricistas com alta especialização. Na prática, a quase totalidade do controle pode ser feita remotamente, utilizando nosso software de controle remoto IMAMS (Integrated Monitoring and Maintence System)", declarou Yaeli.

Há a possibilidade de monitoramento e controle dos sistemas CFTV & Alarme on-board por meio do centro de operações. Yaeli ainda afirmou que o nível de resistência das unidades é compatível com as situações mais críticas, como a ocorrência de incêndios em um raio próximo ao sistema, ou a tentativa de invasão por animais ou pessoas.

A Futurecom acontecerá nos dias 13 a 16 de outubro no Transamerica Expo em São Paulo. O evento é realizado anualmente há 25 anos no Brasil e consiste em uma feira de negócios para empresas de diversos países dos setores de TI, Telecomunicações e Internet.

Fonte: http://www.segs.com.br/info-e-ti/9031-mdc-apresenta-solucao-inedita-de-micro-data-centers-transportaveis-na-futurecom-2014.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.