Gartner: mercado mundial de servidores cresceu 4,8% no último trimestre de 2014

Por Redação | 23.03.2015 às 09:57

O Gartner, empresa especializada em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, divulgou neste mês uma pesquisa com os números globais do mercado de servidores. Segundo o levantamento, o segmento cresceu 4,8% no quarto trimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior, e 2,2% no ano.

A HP foi a líder absoluta no segmento no quarto trimestre do ano que passou. Embora tenha crescido apenas 1,5% no comparativo ano a ano, a empresa encerrou 2014 com uma receita de US$ 3,9 bilhões e com 27,9% de participação no mercado mundial. A IBM teve um declínio de 50,6%, enquanto a Lenovo apresentou um forte crescimento de 743,4%. As mudanças significativas nas taxas de crescimento da IBM e da Lenovo devem-se à conclusão da venda dos servidores x86 da norte-americana para a chinesa no quarto trimestre.

No mesmo período, as regiões com maiores taxas de crescimento em remessas individuais foram Oriente Médio e África (10,7%), Ásia/Pacífico (9,1%) e América do Norte (7,6%).

“Os fatores responsáveis pelo crescimento do mercado de servidores em 2014 são muitos”, diz Jeffrey Hewitt, vice-presidente de pesquisas do Gartner. “Observamos um crescimento global do mercado, mesmo com as quedas registradas nas plataformas mainframe e Unix. Mundialmente, o mercado de servidores x86 foi impulsionado pelo aumento de equipamentos em centros de dados e em instalações de provedores de serviços”, explica.

As tendências desse mercado serão apresentadas durante a Conferência Infraestrutura de TI, Operações e Data Center, evento que ocorre nos dias 7 e 8 de abril no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

A pesquisa completa pode ser acessada neste link.