Em um futuro próximo, data centers darão lugar aos mega data centers

Por Redação | 11 de Novembro de 2014 às 10h18

Fundamentais para o funcionamento de inúmeros serviços presentes em nossas vidas, os data centers parecem estar com seus dias contados. É que um recente relatório da IDC prevê que esse tipo de computador começará a sumir a partir de 2018.

A derrocada começará logo após o número mundial de data centers alcançar seu ápice em 2017, quando, segundo a IDC, haverá 8,6 milhões desses computadores por aí. Depois disso, a previsão é de que a existência desses locais entre em declínio e comece a se extinguir gradativamente. Isso ocorrerá, entre outros motivos, devido à queda nos ambientes de servidores internos. Quem assumirá o posto, segundo a consultoria, será os mega data centers.

Nesses novos centros, o armazenamento web e a hospedagem de arquivos na nuvem serão responsáveis pela grande maioria dos serviços quando o assunto é espaço, alcançando uma porcentagem de 72,6%. Ainda de acordo com a IDC, a nível mundial, os mega data centers serão responsáveis por 44,6% de todo o espaço disponível nos data centers e crescerão 25% em comparação ao ano de 2013.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.