Cursos online e ferramentas gratuitas para empreendedores

Por Redação | 17 de Dezembro de 2014 às 10h00

Para os empreendedores que pretendem aprimorar seus conhecimentos, os cursos online se tornaram uma ótima alternativa. Por meio deles é possível que o empresário aprenda sobre gerenciamento de dados, comunicação, concorrência, liderança, oportunidades e inteligência emocional. No Brasil existem diversas instituições de ensino a distância que oferecem cursos e treinamentos para os empresários. No entanto, a maioria é paga.

Para ajudar os empresários dispostos a adquirir conhecimento sem precisarem pagar nada, a Coursera publicou dezenas de cursos sobre temas relacionados a empreendedorismo. Eles são oferecidos por professores de universidades reconhecidas mundialmente.

As ferramentas também são importantes para ajudar os empreendedores a conseguir melhor eficiência em suas empresas, mesmo de pequeno porte. Há diversas opções de ferramentas que ajudam o empresário em funções como emissão de NFe, organização empresarial, formas de monetização, marketing digital, treinamento de funcionários, entre outras.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Abaixo você vê uma lista de cursos e ferramentas importantes e gratuitas para ajudá-lo a ter um negócio bem sucedido. Se você domina o inglês, os cursos abaixo serão ótimos para sua carreira de empreendedor:

Dados Científicos

: especialização oferecida pela Johns Hopkins University. O conteúdo do curso aborda Interferência Estatística, programação, análise exploratória de dados, modelos de regressão, aprendizado de máquina, entre outros conteúdos com foco em dados e aplicação.

Introdução à Oratória

: oferecido pela Universidade de Washington. Este curso tem como objetivo ajudar o aluno a saber qual a importância das conversas eficientes. Há conteúdos no curso para auxiliar a se expressar melhor e, assim, conseguir melhores resultados em persuasão.

Novos Modelos de Negócios na Sociedade

: oferecido pela Universidade da Virginia. Este treinamento traz uma revisão histórica da sociedade com foco no mundo dos negócios, crises financeiras e novas oportunidades que podem ser exploradas.

Estrategia competitiva: oferecido pela Universidade Ludwig Maximilian. A proposta do curso é analisar os concorrentes através de teoria dos jogos, além de abordar formas estratégicas de gestão para desenvolvimento de uma concorrência efetiva.

Liderança Inspiradora com Inteligência Emocional

: oferecido pela Case Western Reserve. A gestão das emoções como motor para o empreendedorismo é abordado com ênfase neste treinamento. Investigações psicológicas, neurocientíficas, sociais, entre outras são revistas tendo como exemplo alguns líderes globais.

Comunicação Empresarial

: oferecido pela Universidade da Califórnia. O treinamento aborda temas como comunicação empresarial, como escrever publicações eficientes, arte de negociação, entre outros assuntos.

Todos os cursos são gratuitos e têm certificado. No entanto, há uma opção paga para obter um certificado especial.

Ferramentas

1M/1M

O nome 1 Million to 1 Million resume bem a proposta ambiciosa de ajudar o empreendedor a conquistar seu primeiro US$ 1 milhão. Para isso, os empreendedores trocam dicas, ideias e qualquer informação que colabora com o ecossistema da rede.

Business

Esta ferramenta gratuita reúne um leque amplo de ajuda para os PMEs brasileiros. Disponibilizada pela WFour Cursos, é possível aprender conceitos básicos de empreendedorismo além de contar com softwares de gestão totalmente gratuitos. Há também cursos para capacitação dos funcionários.

Skimlinks

Esta ferramenta é para empresários que procuram novos meios de conseguir dinheiro com conteúdo online. O Skimlinks procura várias formas de monetização para o negócio e lhe ajuda a escolher as opções certas.

Bright Journey

Um dos melhores e mais funcionais fóruns dedicados para empreendedores na internet. O Bright Journey foi criado com o objetivo de ajudar o mercado e trazer os conhecimentos de diversos especialistas para o auxílio de questões de empreendedores de startups.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.