Veja cursos grátis para quem quer começar — ou já atua — na área de tecnologia

Veja cursos grátis para quem quer começar — ou já atua — na área de tecnologia

Por Rui Maciel | 23 de Julho de 2021 às 08h45
Envato

Começar a carreira no mundo da Tecnologia exige investimentos que muitas pessoas, infelizmente, não têm condições de fazer, seja no ensino superior ou em instituições especializadas. Para tentar resolver uma parte do problema, escolas e empresas vêm oferecendo cursos gratuitos tanto em TI, quanto em áreas relacionadas, como o Marketing Digital.

Ainda que eles sejam mais básicos que as versões pagas, esses cursos são uma introdução para quem quer explorar o universo da Tecnologia. Logo, confira abaixo alguns deles, voltados tanto para iniciantes, quanto para quem já possui algum tipo de experiência na área. E, como bônus, três programas de bolsas de estudo para bootcamps voltados aos profissionais de TI.

Agora é mãos à obra!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para iniciantes

Generation Brasil

Organização independente e sem fins lucrativos fundada em 2014 pela McKinsey & Company, a Generation Brasil está oferecendo um curso gratuito de Desenvolvedor(a) Java Jr para jovens entre 18 e 30 anos. E, ao final do programa, a entidade conecta todos os formandos com sua rede de empresas parceiras para que eles se candidatem às vagas disponíveis no setor de TI — segundo os idealizadores da iniciativa, a taxa de empregabilidade é de 96% em até 6 meses de formação. 

O curso é online e tem duração de 12 semanas, de segunda a sexta, das 08h às 17h, e é 100% gratuito para todos, sem pegadinhas ou taxas após o fim do programa. A Generation Brasil tem também uma política de empréstimo de notebooks e auxílio internet para aqueles que não podem arcar com essas despesas. 

Durante o curso, o estudante aprenderá habilidades técnicas como Fundamentos de programação (variáveis, tipos de dados, códigos e sequências utilizados em programação); Estrutura de dados (princípios, estrutura e hierarquia de dados e programação orientada a objetos) e Programação Avançada (Utilização de Java para desenvolvimento back-end e criação de APIs e utilização do framework Spring), entre outros recursos. A grande inclui também o ensinamento de soft skills, como orientação a detalhes, coordenação e comunicação com equipe e clientes e mentalidade de crescimento. 

A partir do dia 27 de julho, a entidade abrirá um novo processo seletivo para o curso de Desenvolvedor (a) Jr. As incrições vão até o dia 10 de agosto. Para se inscrever, os candidatos precisam:

  • Ter entre 18 e 30 anos de idade
  • Diploma de conclusão do ensino médio
  • Residir em São Paulo
  • Não ter vínculo empregatício
  • Interesse em construir uma carreira como  Desenvolvedor Junior no mercado de tecnologia

Para realizar o cadastro e participar do processo seletivo, os candidatos devem acessar a página oficial da Generation Brasil clicando aqui


Kenzie Academy

Com o objetivo de ensinar pessoas que pretendem entrar na área de tecnologia, a Kenzie Academy Brasil promove o curso “Projeto dev: Programador de Verdade”. Serão quatro aulas 100% online e gratuitas, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Nelas, a partir de uma metodologia do Vale do Silício, os alunos aprenderão a codar a interface do Instagram. 

Nas aulas, os alunos irão aprender o HTML [Hypertext Markup Language], linguagem de marcação para hipertexto mais utilizada do mercado, que permite que um navegador leia e traduza marcações de textos e outras mídias para uma página web. Também irão aprender o CSS, linguagem de estilo, responsável pela estrutura estética com o objetivo de deixar as páginas mais bonitas e sofisticadas.

Os estudantes terão ainda a oportunidade de desenvolver o primeiro projeto, onde irão codar a interface do Instagram, sob orientação de profissionais do mercado e com suporte em tempo real. Os participantes também terão acesso a uma plataforma interativa com conteúdos, onde poderão trocar pontos de participação para concorrer a sorteios de brindes e para conquistar o certificado no final do curso. Por fim, eles receberão orientações sobre as competências que devem desenvolver para ser um dev de verdade.

O “Projeto dev: Programador de Verdade” acontecerá entre os dias 02 e 05 de agosto, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas. Para se inscrever, acesse a página especial do projeto, clicando aqui


Instituto da Oportunidade Social (IOS)

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) acaba de abrir inscrições para seis cursos profissionalizantes, todos 100% gratuitos, destinados a jovens entre 15 e 29 anos e pessoas com deficiência que residem na capital e região metropolitana de São Paulo.

Ao todo são 1.064 vagas distribuídas em sete unidades de atendimento que ficam em Santana (440), Santo Amaro (160), Jardim Ângela (128), Itaquera (96), Lapa (96), Barueri (80) e Diadema (64).

A maioria das vagas (448) é para o curso de Gestão Administrativa com software de ERP, que tem duração de um semestre letivo e será oferecido pelas unidades de Itaquera, Lapa, Santana, Barueri e Diadema. O curso é focado em conteúdos de tecnologia e administração, que incluem o pacote office e a operacionalização de sistema de gestão empresarial ERP.

Há também, com duração de seis meses, 160 vagas para o curso de Montagem e Manutenção de Computadores, oferecido em Santana, focado em sistemas operacionais de computadores, instalações, melhorias e reparos.

Outras 96 vagas são para o curso de Infraestrutura e Redes, oferecido na unidade da Lapa, voltado a hardware e software de computadores, sistemas operacionais, conceitos de rede, dispositivos móveis, segurança de TI e solução de problemas.

Também com duração de seis meses, há ainda 40 vagas para o curso de Educação Digital, na unidade de Santana, que é mais focado em conteúdos de informática básica e ensino do pacote office (MS Word, Excel e Powerpoint).


O restante das vagas (360) é para dois cursos bimestrais, de rápida formação, disponíveis nas unidades de Santo Amaro, Santana e Jardim Ângela. A maior parte é para o curso de Introdução à Programação WEB, focado em conteúdos básicos de HTML5, CSS3 e na operacionalização dessas ferramentas. São 240 vagas, divididas entre as unidades de Santo Amaro (160) e Santana (80).

O outro curso é Atendimento ao Cliente, disponível na unidade do Jardim Ângela, focado no ensino operacional da plataforma Zendesk, ferramenta de gestão e relacionamento corporativo utilizada por empresas do mundo todo. São 120 vagas abertas.

Com o objetivo é garantir o máximo de preparo para o mercado de trabalho, os alunos terão, além de conteúdos tecnológicos, conceitos administrativos com aulas práticas em softwares de gestão, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills).

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização.

As inscrições para os cursos do IOS vão até o dia 12 de agosto e podem ser feitas no site especial do programa, clicando aqui. Se preferirem, os candidatos podem entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp no número (11) 97343-9010.

Para quem já está na área de TI

SENAI-SP

O SENAI-SP acaba de abrir 530 vagas gratuitas para curso de qualificação em Tecnologia da Informação, com foco em Programador Front-End. O objetivo do curso é qualificar o profissional para criar a programação, a configuração e o design de páginas de sites ou aplicativos, nos princípios das metodologias ágeis disponíveis no mercado, utilizando tecnologias como HTML, CSS e linguagem de programação JavaScript.

A formação tem duração de, aproximadamente, cinco meses, totalizando 348 horas de aula, sendo 80% online e 20% presencial, adotando todos os protocolos de segurança sanitária. Para a etapa presencial, poderá ser escolhido o período da manhã, tarde e noite, em dias da semana ou aos sábados, de acordo com a disponibilidade da unidade escolar. Há oportunidades em 12 escolas do SENAI no estado de São Paulo.

Os inscritos devem ter — no mínimo — 16 anos e ter concluído o Ensino Médio. Além disso, é necessário possuir familiaridade com programação de sistemas, acesso ao computador e conexão de internet de — no mínimo — 1Mbps, por conta das aulas online. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do SENAI-SP clicando aqui

Os candidatos classificados, serão informados por e-mail e orientados a comparecer na escola escolhida para realizar a matrícula, no período de 2 a 4 de agosto de 2021. Os cursos estão previstos para começarem no dia 9 de agosto de 2021.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza abriu as inscrições para a terceira edição do Luiza Code, curso de aceleração em desenvolvimento de software e exclusivo para mulheres. O programa terá 210 bolsas de estudo — sendo que metade delas será exclusiva para mulheres autodeclaradas negras (pretas ou pardas). A ação será realizada em parceria com a Gama Academy. 

Nesta edição, as selecionadas serão divididas em duas turmas para aprender as linguagens de Node.js ou Google Cloud, recebendo treinamento com profissionais do mercado durante 4 semanas. Além disso, as participantes terão acesso a uma sessão de mentoria com o time do Luizalabs — divisão de inovação do Magalu - bem como um treinamento para processos seletivos e, ainda, a uma aula-bônus de termos técnicos em inglês para complementar a formação.

As aulas serão ministradas todos os dias da semana (segunda a sexta-feira), das 19h às 22h, e também aos sábados das 9h às 18h. Para participar, é necessário ser mulher (Cis ou trans), ter conhecimento básico de programação e de Node.js ou Google Cloud (GCP) e, claro, desejo de colocar mão na massa! 

As inscrições vão até o dia 25 de julho e podem ser feitas no site especial do programa clicando aqui

Samsung

O Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, divulgou os cursos online gratuitos que serão ministrados entre os dias 26 e 30 de julho. Com 34 atividades programadas no mês, estão previstas abordagens para linguagem de programação, Inteligência Artificial e IoT (sigla do termo em inglês “Internet of Things”, que significa Internet das Coisas em português), entre outros.

26/07

  • 18h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python (Parte 1)

27/07

  • 10h – IA e IoT para Cidades Inteligentes

28/07

  • 10h – Introdução a IoT
  • 14:30 – IOT: Laboratório de IOT com Arduino

29/07

  • 10h – IOT: Laboratório de IoT com Raspberry Pi
  • 16h – Oficina: Programação de uma aplicação para Blockchain
  • 18h – Tópicos de UX para Design de Serviços

30/07

  • 10h – IOT: Laboratório de IoT em Cloud
  • 19h – Tópicos em Indústria 4.0

A agenda — que pode ser acessada clicando aqui — foi desenvolvida para atender estudantes, professores e profissionais em geral, com uma abordagem completa, desde conteúdos para iniciantes, aplicados por instrutores das sedes do Ocean nas Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e de São Paulo (USP), Unicamp e parceiros.

As inscrições já podem ser feitas pelo site da Samsung Ocean. Se preferir, o usuário pode fazer o cadastro via aplicativo para smartphones Android, disponível para download na Play Store.

Bolsas de estudo

Localiza

A Localiza anuncia que estão abertas as inscrições para a segunda fase do Órbi Academy Techboost. A partir desse programa, serão oferecidas oito mil bolsas gratuitas de formação de desenvolvedores direcionadas a pessoas de todas as idades. Mulheres, membros da comunidade LGBTI+, pessoas com deficiência, pessoas negras e mais de 50 anos que moram no Brasil terão prioridade.

Com duração de três meses, o curso irá ensinar programação utilizando a ferramenta React, voltada para a criação de interfaces para usuários, como o feed das redes sociais. Trata-se de uma biblioteca JavaScript bastante popular, altamente eficiente e aceita pelo mercado, sobretudo após o Facebook usá-la em seu mural de notícias. Após concluir o curso, os devs estarão habilitados a construir uma aplicação web completa.

 
Os participantes poderão começar seus estudos logo após a inscrição e têm até o final de outubro para concluir todo o conteúdo. As aulas serão ministradas pela Digital Innovation One (DIO), edtech que reúne mais de 500 mil desenvolvedores em sua comunidade, focada na formação, atualização e conexão de profissionais com o mercado de trabalho. O programa conta ainda com o apoio das lideranças do Localiza Labs — laboratório de inovação e dados da Localiza — que farão lives e mentorias.

Os participantes que mais se destacarem terão a oportunidade de fazer parte do Localiza Labs, juntando-se aos mais de 700 profissionais de tecnologia da unidade. A iniciativa integra o programa #MeuFuturoÉTech, que busca formar novos devs para atuarem na empresa e no mercado. Os interessados podem se candidatar até o dia 30 de julho na página especial do programa clicando aqui.


Banco Inter

O Banco Inter, em parceria com a Digital Innovation One, anuncia o segundo bootcamp do "Programa Órbi Academy Techboost". Nesta etapa, o treinamento será voltado para desenvolvimento Android: o Inter Android Developer. Os alunos participarão de uma jornada de aprendizagem sobre a tecnologia e ainda terão chances de ser contratados, com vagas nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Recife e São Paulo.

Serão 10 mil bolsas de estudos para desenvolvedores ou para quem está migrando para área de tecnologia e quer aprender sobre a linguagem Kotlin e sua aplicação na construção de aplicativos Android. Ao longo do bootcamp, os participantes terão mentorias exclusivas com profissionais do Inter, que participaram do desenvolvimento do app da empresa.

Entre as experiências educacionais, o aluno vai aprender sobre cultura ágil, melhores práticas com Kotlin, bibliotecas Android, aplicações Clean Architecture e construção de aplicativo. Representantes do Inter, do Órbi Conecta e da DIO participaram de uma live na última semana para apresentação do bootcamp, que pode ser conferida no vídeo abaixo:

O Órbi Academy Techboost tem o objetivo de promover a educação profissional em habilidades digitais para futuros profissionais, diminuindo o déficit de talentos em tecnologia. Até abril de 2022, o programa — que tem como parceiros além do Banco Inter, MRV, Take Blip e Localiza — vai distribuir mais de 130 mil bolsas de estudo em tecnologia.

Em fevereiro, mais de 26 mil pessoas se inscreveram para as 10 mil vagas voltadas para formação em linguagem Java. Até o fim de 2021, o Inter afirma que terá oferecido mais de 40 mil bolsas gratuitas para aperfeiçoamento de desenvolvedores.

As inscrições gratuitas para o bootcamp Inter Android Developer estarão abertas até 1º de agosto e podem ser feitas na página especial do programa clicando aqui.


MRV

Uma parceria entre a construtora MRV, a Digital Innovation One e a Órbi Conecta deu origem ao bootcamp MRV Front End SPA Developer. O programa vai disponibilizar 10 mil vagas de estudo de forma gratuita para profissionais que querem migrar de carreira, ampliar conhecimentos ou mesmo iniciar na linguagem front-end mais usada no mundo, o JavaScript, e sua biblioteca React, além de outras tecnologias como o Redux e Hooks. Os participantes ainda poderão construir projetos e desenvolver algoritmos.


Esse é o segundo bootcamp da MRV dentro do programa Órbi Academy Techboost, uma iniciativa que é parceira de grandes empresas nacionais para capacitar e desenvolver milhares de novos desenvolvedores pelo Brasil. Os participantes da iniciativa terão mentorias exclusivas com os experts da MRV para tirar dúvidas e conhecer o dia a dia de um desenvolvedor.

Na primeira edição, todos os estudantes que concluíram o bootcamp da MRV foram convidados para participar de um processo seletivo na empresa, o que também acontecerá nesta edição. As inscrições para a segunda edição vão até o dia 29 de julho e podem ser feitas através da página especial do programa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.