Universidades abrem cursos de graduação, pós e MBA em Big Data

Por Redação | 11 de Julho de 2014 às 15h32

A IBM do Brasil anunciou uma parceria com seis universidades brasileiras para a abertura de cursos de graduação, pós-graduação e MBA focados diretamente no mercado de Big Data. A partir de agora, instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), ESPM, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade de Taubaté, Faculdade de Tecnologia FIAP e a Faculdade BandTec contam com cursos de especialização em análise de dados.

Segundo a IBM, a ideia é garantir o fornecimento de materiais, capacitações de professores e, acima de tudo, licenças gratuitas de tecnologias para que as instituições de ensino possam oferecer os cursos. As soluções utilizadas são exclusivas da empresa e as mesmas utilizadas em diversas companhias brasileiras, garantindo que a mesma vivência de sala de aula seja utilizada no cotidiano de trabalho.

De acordo com a gerente de alianças da IBM Brasil, Marcela Vairo, a ideia dos cursos é garantir o fim de uma carência identificada no mercado brasileiro. O nosso país, cada vez mais, é um grande expoente no mercado de tecnologia e representa uma parcela importante dos 5,4 Zettabytes (ou 5,4 trilhões de GBs) que serão gerados apenas em 2014.

“[Queremos] contribuir para que estudantes se aperfeiçoem nesse conceito [de Big Data] e no desenvolvimento de soluções que ajudem as empresas a lidarem com essa explosão de dados”, continuou a executiva. O objetivo final é a geração de valor para as companhias e um auxílio na tomada de decisões importantes de negócio, modificando sua forma de atuação ou entregando produtos mais de acordo com o que querem os clientes.

O programa de parceria entre IBM e universidades faz parte de uma empreitada global, chamada Academic Initiative, que fornece acesso gratuito ou não a cursos e graduação em ferramentas e soluções oferecidas pela companhia. O foco são pesquisadores, professores e membros acadêmicos a partir do ensino de nível médio, de forma a promover a formação de profissionais com conhecimento das mais recentes soluções do mercado, que possam disputar melhores oportunidades de trabalho.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.