Cursos online gratuitos oferecidos pelas melhores universidades norte-americanas

Por Redação | 05.02.2013 às 09:45

Com a tecnologia avançando em uma velocidade extremamente rápida, o setor de educação também precisa acompanhar o ritmo para não ficar para trás. Uma modalidade de estudo que tem crescido rapidamente é o MOOC.

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o termo, MOOC significa 'Massive Open Online Courses', algo como 'Cursos online abertos e em massa'. Como a própria tradução diz, trata-se de opções gratuitas de cursos não presenciais, onde o aluno pode aprender sobre o assunto que deseja sem sair de casa; Basta possuir acesso à Internet.

O nome MOOC pode não ser muito popular, mas muitas instituições educacionais gigantescas já aderiram ao sistema, principalmente as grandes universidades norte-americanas. Duas plataformas se destacam quando falamos em MOOC: o Coursera (que inclui parcerias com o Instituto de Tecnologia da Georgia) e o edX (que oferece cursos, inclusive, do MIT), ambos com boa parte dos cursos em inglês.

O pessoal do What´sNew separou uma lista com os melhores cursos online oferecidos graças à parceria entre os dois sites citados e 13 grandes universidades. Basta clicar no nome do curso para ter acesso a maiores informações, como requisitos mínimos para participação e datas.

Universidade de Princeton

Grandes Universidades

Algorithms: Um passeio pelos fundamentos do algoritmo e estrutura de dados.

Networks: Friends, Money, and Bytes é um curso que se baseia nas situações cotidianas e ajuda a responder 20 perguntas relacionadas à web, às redes e às empresas mais populares como Google, Apple, Amazon, etc.

Analytic Combinatorics: Este curso de combinatória analítica de 5 semanas fecha a proposta da Universidade de Princenton quanto aos MOOC oferecidos mediante a plataforma Coursera.

Universidade de Stanford

Compilers aborda o tema dos compiladores nas linguagens de programação.

Wesleyan University

The Modern and the Postmodern: Para compreender a mudança cultural, este curso analisa os diferentes aspectos da modernidade.

The Language of Hollywood: Storytelling, Sound, and Color: A história do cinema, desde suas etapas mais antigas, com a evolução da cor e som.

Universidade da Califórnia em San Francisco

Clinical Problem Solving pretende ajudar a interpretar os sintomas de um paciente para realizar um diagnóstico rápido e correto.

Universidade Duke

Grandes Universidades

Bioelectricity: Para aqueles interessados na biologia, este curso tem um amplo conjunto de informações e análises de exemplos tomados do modelo de Hodgkin e Huxley.

Introductory Human Physiology: Uma introdução aos conhecimentos básicos da fisiologia humana, que requer prévia formação em biologia.

Universidade de Maryland

Women and the Civil Rights Movement: Um passeio pelos movimentos de direitos civis produzidos nos EE.UU entre 1890 e 1990, e a participação das mulheres nesta mudança social.

Universidade de Columbia

Natural Language Processing: Uma análise pelo PLN e os conceitos básicos para desenhar mecanismos a partir dos diferentes modelos computacionais da linguagem.

Financial Engineering and Risk Management: introdução à engenharia financeira passando por todas suas facetas

Emory University

AIDS: A história do HIV, sus propagação, investigações científicas, debates.

Escola Politécnica Federal de Lausanne

Grandes Universidades

Linear and Discrete Optimization: Para aqueles que gostam de matemática computacional, é um bom curso para iniciar na Otimização linear.

Digital Signal Processing: Mediante teoria e exemplos práticos se faz um passeio pelos conceitos e ferramentas do DSP.

Analyse Numérique pour Ingénieurs: Se baseia nos capítulos do livro “Introdução à análise numérica,” de J. M. Rappaz Picasso.

Universidade de Toronto

Aboriginal Worldviews and Education: Além do aspecto cultural, durante o desenvolvimento do curso se analisará o contexto da educação indígena desde o social, histórico e político.

Instituto de Tecnologia da Georgia

Grandes Universidades

Computational Investing, Part I: Uma análise que combina as matemáticas, as estatísticas, a interpretação dos mercados e as ações das empresas populares.

Computational Photography: Técnicas de processamento, edição de imagens e a análise dos meios sociais no momento de compartilhar fotografias, são alguns das temáticas tratados neste curso.

Introduction to Engineering Mechanics: Tomando conceitos da física e as matemáticas, este curso se concentra na aplicação de fundamentos e princípios na engenharia mecânica.

Games without Chance: As teorias dos jogos explicadas desde a matemática.

MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)

Introduction to Computer Science and Programming: Através do edX, desenvolve esse curso para principiantes em programação que querem reforçar seus conhecimentos antes de passar a conteúdos mais avançados.

Introduction to Solid State Chemistry: É uma introdução aos princípios químicos.

Quantum Mechanics and Quantum Computation: Uma análise pelos fundamentos da mecânica e computação quântica.

The Challenges of Global Poverty: Desenvolve a problemática da pobreza mundial, causas e consequências.

Universidade de Berkeley

Software as a Service: Aqui se analisa a segunda etapa deste curso, implementando padrões de desenho, aplicativos em JAVA, entre outras temáticas.

Artificial Intelligence: Este curso requer conhecimentos prévios de programação, já que se analisarão conteúdos avançados de IA.

Introduction to Statistics: Se baseia exclusivamente na análise das estatísticas descritivas.