Canal brasileiro do YouTube oferece aulas de aprofundamento sobre a internet

Por Redação | 20 de Agosto de 2014 às 15h56

Um novo canal do YouTube foi lançado para os entusiastas da internet que querem entender melhor como ela funciona: é o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. O NIC.br surge para esclarecer melhor o funcionamento e contribuir para a utilização da Internet por meio de vídeos didáticos para explicar as particularidades da rede.

Visando facilitar o aprendizado, o conteúdo utiliza desenhos e textos que dizem respeito ao cotidiano dos usuários para tratar de diversos temas, entre eles, a Internet das Coisas, a importância de utilizarmos a Hora Legal Brasileira nos computadores, o funcionamento do Protocolo Internet (IP), Sistemas Autônomos, BGP e PTTs.

O material é licenciado em Creative Commons, com livre acesso e passível de distribuição por todos que buscam ampliar os conhecimentos sobre características da Internet – de usuários curiosos a profissionais da área.

O objetivo inicial foi gerar vídeos que fossem usados como ferramenta complementar cursos presenciais e à distância promovidos pelo NIC.br. “Muitas vezes, o estudante ou profissional de redes sabe como configurar um sistema, mas apenas de forma mecânica. Ele não consegue entender muito bem para que aquela tecnologia serve, ou o problema que ela pretende resolver. Gostaríamos de poder ajudar a explicar isso, sem fazer tutoriais extensos e detalhados. Queremos mostrar os conceitos básicos que estão por trás das tecnologias usadas na Internet, e assim, dar mais sentido ao seu uso”, afirma Antonio M. Moreiras, Gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br.

Até o momento, o NIC.br já publicou onze vídeos, mas a meta é chegar a 40 ainda em 2014. A produção mais recente do NIC.br trata do funcionamento do Sistema de Nomes de Domínios (DNS). Temas futuros envolvem a Governança da Internet, a importância de cuidados com a segurança e com o tratamento de incidentes, e como e porque implantar o IPv6 na sua empresa.

Confira a playlist do canal NIC.br:

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.