Amazon, Google e Microsoft oferecem cursos gratuitos sobre computação na nuvem

Por Redação | 18.08.2014 às 22:46

A computação na nuvem já faz parte do cotidiano de muitos usuários e profissionais de TI e cada vez mais somos bombardeados por termos e conceitos dessa tecnologia. Pensando nisso, Amazon Web Services, Coursera, Courseware, Google e Microsoft há algum tempo disponibilizam materiais, laboratórios e cursos gratuitos para fomentar o uso da nuvem pelo público e por profissionais.

A Amazon, por exemplo, adicionou uma série de vídeo-aulas, laboratórios e vários cursos que cobrem as sete áreas de foco do programa AWS Training. A Microsoft, por sua vez, atualizou a Virtual Academy e além de adicionar novos cursos e treinamentos, incluiu uma seção inteira de livros gratuitos para download da Microsoft Press. No centro virtual de aprendizagem de Redmond, o interessado ainda poderá encontrar uma imensa quantidade de conteúdo que cobre todas as áreas de atuação e produtos da companhia, desde desenvolvimento, até infraestrutura de servidores e computação na nuvem.

O Google deu um tapa nas opções do Developer Academy e incluiu novos cursos online sobre o Google AppEngine, Python App Engine e o Google Cloud SQL. O Coursera seguiu um caminho diferente e firmou parcerias com a Universidade de Maryland, Universidade do Novo México e a Vanderbilt University para oferecer cursos gratuitos sobre desenvolvimento de apps web e mobile para dispositivos Android. O Courseware do Massachusetts Institute of Technology (MIT) resolveu focar na criação de apps voltados para a nuvem e adicionou novos cursos para esta área.

A decisão de atualizar a biblioteca de cursos e treinamentos gratuitos das empresas está diretamente associado ao compromisso delas com os chamados evangelizadores. Essas pessoas são as principais responsáveis por estudar e difundir as novas tecnologias que as companhias adotam entre estudantes e profissionais de TI. Com todo esse material, os evangelistas podem não só difundir as novidades como também demonstrar que o acesso a elas e o aprendizado é fácil e não custa nada. Dessa forma, as gigantes atraem e educam mais estudantes e profissionais para suas iniciativas.

Se você se interessa pelo assunto e não sabe por onde começar, ou já atua na área e deseja aprimorar seus conhecimentos, essa é uma ótima oportunidade. Aproveite!

Veja mais dicas para aprender online sem gastar nada: