Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você sabia que logos de Beats, AirBnb e outras empresas vieram do mesmo livro?

Por| 11 de Maio de 2017 às 13h54

Link copiado!

Você sabia que logos de Beats, AirBnb e outras empresas vieram do mesmo livro?
Você sabia que logos de Beats, AirBnb e outras empresas vieram do mesmo livro?

Você sabe o que as logos de Medium, AirBnb, Flipboard, Hootsuite e Beats têm em comum? Olhando para elas, é bem provável que você diga apenas que se tratam de marcas visuais de empresas de tecnologia, mas a relação entre elas vai bem além disso. O ponto comum entre as imagens é o livro Trademarks & Symbols of the World: The Alphabet in Design, de Yasaburo Kuwayama.

Publicada em 1989, a obra traz uma coleção de logos que serviu de “inspiração” para algumas das empresas mais conhecidas do ramo tecnológico na atualidade. Quem notou a semelhança foi o vice-presidente da Xiaomi em uma postagem no Twitter na qual ele mostra as logos originais e avisa que não se tratam daquelas usadas pelas empresas atuais.

Nothing is original, esp. in #design. (btw, these are NOT the logos of Medium AirBNB, Flipboard, and Beats)pic.twitter.com/JNDsM0rhod — Spencer Chen (@spencerchen) 27 de abril de 2016

Ele destaca ainda que as semelhanças provavelmente não se tratam apenas de coincidências, mas sim de uma cópia refeita. Olhando as imagens do livro do fim da década de 1980 fica claro que as marcas de hoje dificilmente produziram as suas logos sem ter em mente as imagens que aparecem no livro de Kuwayama.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que as logos do livro eram utilizadas por algumas empresas. Provavelmente, elas sequer existem atualmente ou então não tivessem suas marcas registradas, por isso não há nenhum problema legal com as companhias que utilizam marcas “inspiradas” nas suas.

E aí, você acha que tudo se passa de uma mera coincidência?

Fonte: BlueBus