Vídeo da NASA mostra que não é nada fácil vestir um traje espacial

Por Redação | 09.10.2015 às 10:12

Nos dias mais frios costumamos nos incomodar com aquele tira e põe de casaco, cachecol, luvas, etc. Agora imagine o trabalho que dá vestir um traje espacial completo? Pois em um vídeo divulgado pela NASA nesta semana podemos ver a astronauta Peggy Whitson em uma time-lapse de 1 minuto vestindo o traje, que também pode ser chamado de "espaçonave individual", por ser equipado com oxigênio, controle de temperatura, de energia, de comunicação e até mesmo um sistema de propulsão de emergência.

O vídeo foi gravado em julho deste ano, quando Peggy estava prestes a participar de um treinamento no Neutral Buoyancy Laboratory, que faz parte do Johnson Space Center, onde a NASA submete seus astronautas a uma submersão em um enorme tanque de água que simula condições espaciais de pouca gravidade. O local tem 63 metros de comprimento por 31 metros de largura e 12 metros de profundidade, acomodando 23,5 milhões de litros de água.

Peggy Whitson já é uma expert no processo de vestir o traje espacial, uma vez que já esteve duas vezes na Estação Espacial Internacional e acumula 377 dias no espaço. A astronauta será enviada para a órbita terrestre mais uma vez no ano que vem e deverá comemorar seu aniversário de 57 anos no espaço, provavelmente vestindo um desses trajes.

Fonte: Cnet