Realidade virtual mostra como uma criança com autismo se sente diariamente

Por Redação | 10 de Junho de 2016 às 23h35

Experiências sensoriais cotidianas podem ser extremamente desgastantes para pessoas com autismo. Luzes, sons, toques e cheiros, que são vividos de forma tranquila para a maioria das pessoas, acabam sendo muito mais intensos, o que pode acabar gerando grande desgaste psicológico a tantos pacientes.

Para quem não sabe, o autismo afeta a vida social de quem sofre com a doença, limitando a maneira como a pessoa se comunica, como se relaciona com as outras pessoas e com o mundo. Dessa forma, o jeito com que esses pacientes experimentam a vida tende a ser bastante diferente do que estamos acostumados.

Através do poder da realidade virtual, a National Autism Society resolveu proporcionar para todos um pequeno vislumbre sobre como é a vida para alguém que sofre com o espectro do autismo. A simulação é um remake de um vídeo anterior sobre um menino com autismo que rapidamente se torna oprimido por luzes piscando, zumbidos e batidas de sapatos no chão.

A ideia da associação é sensibilizar e conscientizar as pessoas, demonstrando as experiências de alguém com autismo em um movimento que espera gerar maior compreensão e compaixão da população em relação àqueles que vivem com a doença.

Esta simulação, no entanto, pode ser bastante assustadora. O conceito envolve um vídeo de 360 ​​graus que permite ao espectador ficar totalmente imerso na experiência vertiginosa que muitas pessoas com autismo chamam de "vida diária". Com fones de ouvido e um headset de realidade virtual, a simulação pode ser atordoante para algumas pessoas.

"Para ajudar o público a entender um pouco mais sobre o autismo, estamos realmente animados por ser a primeira instituição de caridade a utilizar a realidade virtual para demonstrar o que pessoas com autismo podem sentir, ver e ouvir", afirmou Mark Lever, executivo-chefe da National Autistic Society.

Para acompanhar ao vídeo em VR com o Google Cardboard, clique aqui.

Fonte: TheNextWeb

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.