Universidade abre curso de filosofia sobre Homer Simpson

Por Redação | 18.11.2016 às 21:19

Quem disse que cultura inútil é mesmo inútil? A reconhecida Universidade de Glasgow, na Escócia, vai oferecer um novo curso de filosofia sobre ninguém mais, ninguém menos que Homer J. Simpson — o patriarca atrapalhado que tomou o lugar do filho Bart como astro do seriado.

O curso é aberto à comunidade e foi batizado de "Doh! Os Simpsons introduzem a filosofia". Quem teve a brilhante ideia de lançar o estilo de vida de Homer em forma de disciplina do ensino superior foi John Donaldson, orientador na universidade, que acredita que personagens de desenhos animados podem ensinar valores e vários aspectos da filosofia.

"Os Simpsons é um dos melhores artefatos culturais do mundo moderno, em parte porque é repleto de filosofia. Aristóteles, Kant, Mill, Camus e muitos outros grandes pensadores têm suas ideias representadas no que é discutivelmente a mais pura das formas filosóficas: os desenhos animados. Este evento de um dia vai explorar algumas das mais inspiradoras ideias da filosofia apresentadas no monumento aos absurdos da existência humana, de Matt Groening", diz a página do curso, que custa o equivalente a R$ 130.

Além da capacitação em "homersimpsologia", a Universidade de Glasgow também está ofertando cursos que seguem a mesma linha na filosofia, abrangendo temas dentro do universo de Dr. Who e Game of Thrones. Se você ficou interessado em aprender um pouco mais com Homer Simpson, pode fazer as inscrições, mas sentimos lhe dizer que capacitação é presencial. O curso irá acontecer em três edições, nos dias 4 e 18 de fevereiro e 4 de março de 2017. Para cada turma, a duração do curso será de apenas um dia.

Fonte: Glasgow University