Trem de levitação magnética bate seu próprio recorde de velocidade no Japão

Por Redação | 21.04.2015 às 12:35
photo_camera Foto: Reprodução

Que os japoneses estão sempre na frente quando o assunto é tecnologia, todo mundo já sabe. Agora, o país mostrou ser ainda mais superior batendo o seu próprio recorde no quesito velocidade, com o seu projeto de trem que já é considerado o mais rápido do mundo.

O "maglev" é um protótipo de um futuro trem japonês que funciona com levitação magnética. Ele atingiu, no início desta terça-feira (21), a velocidade recorde de 603 km/h. Um porta-voz da Central Japan Railways diz que ele manteve essa velocidade por 10,8 segundos, enquanto atravessava um túnel.

O teste foi realizado com pessoas a bordo em uma linha especial de 42,8 km em Yamanashi, no centro do Japão, local onde o trem vem sendo desenvolvido há vários anos. O recorde anterior do maglev era de 590 km/h, percorrendo mais de 10km por minuto, o que representa, também, 170 metros por segundo.

Com os testes, a companhia consegue comprovar a estabilidade e eficiência do meio de transporte e, atualmente, uma nova linha vem sendo construída para entrar em funcionamento em 2027 para ligar as cidades de Tóquio e Nagoya, no centro do Japão, circulando a 500 km/h.

Fonte: Mashable, The Telegraph