SpaceX contrata designer de Hollywood para projetar traje espacial

Por Redação | 08.05.2016 às 18:02

Geralmente os trajes espaciais mostrados nos filmes são muito mais legais do que os reais. Talvez por esse motivo, a Space X contratou o lendário designer Jose Fernandez para projetar suas roupas espaciais.

O trabalho de Fernandez é bastante conhecido em Hollywood. Ele foi responsável por projetar roupas utilizadas em Batman v Superman, Oblivion, Tron: Legacy, The Avengers, Iron Man e muitos outros títulos de sucesso. O destaque de seu trabalho é criar todos os tipos de roupas e fantasias que sejam legais, mas ao mesmo tempo funcionais.

SpaceX

Elon Musk já tinha deixado claro que o design era uma das prioridades dos trajes dos astronautas da Space X: "O design de nossos trajes espaciais está finalmente terminando, e deve ser revelado no fim deste ano. Estamos nos esforçando bastante na parte estética, não apenas na utilidade. Os trajes precisam funcionar, mas precisam se parecer com algo criado no século 21."

Em entrevista para a Bleep, Fernandez confirmou que a SpaceX o procurou para criar o design de um traje. "Nós tínhamos duas semanas para apresentar o traje para Elon Musk e eu disse que não poderia fazer um traje completo em duas semanas, mas que seria possível fazer um capacete. Havia outras quatro empresas trabalhando no projeto e, no fim do processo, Musk odiou tudo menos o capacete. Trabalhamos juntos por seis meses e, no fim, conseguimos criar o traje completo. Agora estão trabalhando com engenharia reversa para fazê-lo funcionar em voo."

O protótipo de Fernandez agradou Musk, e o design final deve ser revelado nos próximos meses. O que faz todo sentido, já que a SpaceX vem declarando há algum tempo que deseja enviar seu próprio pessoal para órbita, mas para isso eles precisam dos trajes. Utilizar o equipamento da NASA não parece uma escolha compatível com os conceitos inovadores da empresa.

A ideia de criar roupas espaciais mais atrativas não é nova, e a quantidade de filmes de Hollywood apresentando diferentes tipos de design é enorme. Até mesmo a NASA tem dado atenção especial aos trajes, e o anúncio da SpaceX certamente vai chamar a atenção de todos.

Via: Gizmodo