Site pedia filho de usuários nos Termos de Uso (e eles nem perceberam)

Por Redação | 17 de Julho de 2016 às 08h35
photo_camera NameDrop

Termos de Serviço: alguém lê? Sabe aquela longa lista de “concessões”, direitos e deveres que as empresas apresentam antes de concluir determinado cadastro em um serviço? Pois parece que pouca gente se importa com ela.

Dois professores americanos, Jonathan Obar e Anne Oeldorf-Hirsch, quiseram tirar essa dúvida. Eles criaram uma falsa rede social chamada “NameDrop” e enviaram o link do site para 543 estudantes que botaram fé na veracidade do site e pelo menos 399 deles se cadastraram sem sequer passar o olho pelos termos de uso.

O que estes estudantes não sabiam é que ao concordarem com as regras, automaticamente concordavam em entregar seu primeiro filho para a empresa dona do site. E os termos iam mais a fundo. Se por acaso o usuário não tivesse um filho no momento do cadastro, ele poderia ser “enviado” até 2050.

O estudo foi realmente a fundo para saber se as pessoas realmente liam os tais termos de uso. Na política de privacidade do site, quem se cadastrasse também concordava que seus dados fossem enviados à NSA – agência de segurança nacional americana – assim como para seus futuros empregadores. O NameDrop era supostamente um site de empregos. Dos que clicaram para ler o termos – não necessariamente lendo-os –, a maioria ainda assim se cadastrou no serviço.

De acordo com os professores, a frase “Li e concordo com os termos de uso” já pairava por suas cabeças como uma das maiores mentiras que circulam na internet, mas o estudo ajudou a comprovar esta teoria por conta dos dados obtidos.

Um ponto a se pensar sobre o estudo é que os estudantes haviam sido informados que a universidade estava trabalhando em parceria com o site, o que pode ter feito com que eles “confiassem” cegamente no serviço.

Para os mais preguiçosos – ou para grande maioria dos usuários da web – que não lê os termos de uso, já existe um site que dá um pequeno atalho para quem não quer ler estas listas. O TOSDR.org – Terms Of Service Don’t Read – mostra alguns tópicos principais dos termos de uso de sites conhecidos como Facebook, Google ou Soundcloud, por exemplo.

Fonte: B9

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.