Site mostra são as chances de robôs substituírem humanos em diversos empregos

Por Redação | 21 de Agosto de 2017 às 14h53
Divulgação

Desde os primórdios dos sistemas informatizados e da popularização dos computadores, e até mesmo nos dias atuais, há aquela preocupação constante de que alguns cargos ocupados por pessoas possam ser substituídas por robôs. A preocupação é, até certo ponto, fundamentada, porém, não em todas as áreas profissionais.

Pensando neste assunto, o desenvolvedor Carl Benedikt Frey e o designer Michael A. Osborne criaram um site interativo que permite consultar quais empregos estão potencialmente ameaçados devido ao avanço tecnológico dos sistemas informatizados e quais são as chances de isso ocorrer em um futuro próximo.

Intitulada de 'Will Robots Take My Job?' (Será que robôs vão tomar o meu trabalho, em português), a página utiliza dados do estudo “O Futuro do Emprego: Qual a suscetibilidade de trabalhos à informatização?”, publicado em 2013 por Benedikt Frey e Michael Osborn, da Universidade de Oxford, em um artigo que determina qual seriam as probabilidades de cargos de pessoas serem substituídos por sistemas informatizados.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Apesar de o relatório utilizar como base apenas o mercado de trabalho nos EUA, o site nos dá uma ideia de qual será a perspectiva global em mais de 700 diferentes setores empresariais.

Segundo estimativas, 47% dos empregos norte-americanos correm o risco de serem ocupadas por máquinas. Entretanto, tais dados variam de acordo com a área de atuação profissional, com menores ou maiores chances.

Como utilizar o site?

Ao abrir o site, basta digitar um cargo no campo 'Your job' e selecionar um dos resultados da busca. Se quiser conferir um emprego aleatório, clique em 'random example'.

Na tela de exibição da profissão, uma porcentagem é mostrada logo na parte superior da página, detalhando outras informações logo abaixo, incluindo o nível de risco, projeções de crescimento até 2024, salário médio anual e número de pessoas empregadas em 2016.

E aí, ficou curioso? Acesse agora o 'Will Robots Take My Job?' e faça sua pesquisa!

Fonte: Will Robots Take My Job?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.