Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Site mostra são as chances de robôs substituírem humanos em diversos empregos

Por| 21 de Agosto de 2017 às 14h53

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Desde os primórdios dos sistemas informatizados e da popularização dos computadores, e até mesmo nos dias atuais, há aquela preocupação constante de que alguns cargos ocupados por pessoas possam ser substituídas por robôs. A preocupação é, até certo ponto, fundamentada, porém, não em todas as áreas profissionais.

Pensando neste assunto, o desenvolvedor Carl Benedikt Frey e o designer Michael A. Osborne criaram um site interativo que permite consultar quais empregos estão potencialmente ameaçados devido ao avanço tecnológico dos sistemas informatizados e quais são as chances de isso ocorrer em um futuro próximo.

Intitulada de 'Will Robots Take My Job?' (Será que robôs vão tomar o meu trabalho, em português), a página utiliza dados do estudo “O Futuro do Emprego: Qual a suscetibilidade de trabalhos à informatização?”, publicado em 2013 por Benedikt Frey e Michael Osborn, da Universidade de Oxford, em um artigo que determina qual seriam as probabilidades de cargos de pessoas serem substituídos por sistemas informatizados.

Apesar de o relatório utilizar como base apenas o mercado de trabalho nos EUA, o site nos dá uma ideia de qual será a perspectiva global em mais de 700 diferentes setores empresariais.

Continua após a publicidade

Segundo estimativas, 47% dos empregos norte-americanos correm o risco de serem ocupadas por máquinas. Entretanto, tais dados variam de acordo com a área de atuação profissional, com menores ou maiores chances.

Como utilizar o site?

Ao abrir o site, basta digitar um cargo no campo 'Your job' e selecionar um dos resultados da busca. Se quiser conferir um emprego aleatório, clique em 'random example'.

Na tela de exibição da profissão, uma porcentagem é mostrada logo na parte superior da página, detalhando outras informações logo abaixo, incluindo o nível de risco, projeções de crescimento até 2024, salário médio anual e número de pessoas empregadas em 2016.

Continua após a publicidade

E aí, ficou curioso? Acesse agora o 'Will Robots Take My Job?' e faça sua pesquisa!

Fonte: Will Robots Take My Job?