Realidade virtual mostra São Paulo futurista inspirada em Final Fantasy

Por Redação | 13.05.2016 às 22:54
photo_camera http://www.thiagoklafke.com/sampa.html

Dia após dia vemos as grandes metrópoles crescendo e se transformando gradativamente. São Paulo, como uma das maiores cidades do mundo, carrega essa característica em meio à sua importância econômica e ao caos urbano. Mas você já parou para pensar como será a capital paulista no futuro?

Thiago Klafke é artista e juntou a paixão pela cidade em que vive e uma inspiração em Final Fantasy para criar uma experiência única de realidade virtual que te leva a uma São Paulo futurista. Chamada de Sampa VR, a demonstração pode ser testada gratuitamente na Adidas Future Gallery, que acontece até amanhã no bairro da Consolação.

SP futurista em realidade virtual

No vídeo, que dá uma mostra do projeto de Thiago, é possível observar elementos que fazem referencia à inspiração em Final Fantasy. Segundo ele, os prédios futuristas com diversas luzes de neon e o ambiente chuvoso vêm exatamente de lá: “Tem uma cidade sci-fi em Final Fantasy XIII-2, 'Academia', que eu curti muito quando joguei. Ela é noturna e com ambientes molhados”, disse em entrevista ao Gizmodo.

SP futurista em realidade virtual (3)

Toda essa inspiração caminha junto com elementos bem paulistanos e com referências bem claras à cidade, como o nome Anhangabaú em um ponto de ônibus. Também é possível observar pichações, por exemplo. A experiência, entretanto, não passa de uma demonstração e não possui elementos para interação.

A falta dos elementos citados acima dá outra característica. Thiago não tinha intenção de que o projeto se assemelhasse a um jogo. “O que eu quero desenvolver [com o Sampa VR] eu não vejo nada parecido [com um jogo]”, diz o criador (sic). Mesmo assim, essa parece ser bem a pegada do projeto, não só pela inspiração em Final Fantasy, mas também pela profissão de Thiago: desenvolvedor de jogos e profissional da Blizzard, criadora de Diablo, por exemplo.

Se você está em São Paulo, vale a pena conferir gratuitamente na Adidas Future Gallery até amanhã, das 16h às 20h30. O endereço é a Praça Franklin Roosevelt, nº 134 – Consolação.

Fonte Gizmodo Brasil