Qualquer site mediano da internet já pesa mais do que o primeiro Doom

Por Redação | 25 de Abril de 2016 às 07h10

Até que demorou, mas aconteceu: boa parte dos sites da internet já são mais “pesados” do que o Doom, jogo lançado em 1993, que pesava cerca de 2,3 MB (uma imensidão para a época). Quem apontou essa curiosidade foi o site Mobiforge, que levou em consideração estatísticas exibidas pelo HTTP Archive.

É estranho pensar que um jogo complexo como Doom, com diversos ambientes, níveis e gráficos 3D, seja mais leve do que uma página simples publicada na internet atual. As estatísticas consideraram os sites medianos, aqueles que não são somente uma única página (portanto, superleves), mas que também não chegam a ter o porte de um portal de notícias. Ou seja, talvez a maioria dos websites da atualidade estejam nesse meio-termo.

Doom

Cena do game clássico Doom, lançado em 1993 para computadores (Reprodução: Divulgação)

Essa comparação pode servir não somente como um lembrete sobre como as coisas progridem rapidamente com o tempo quando o assunto é tecnologia, mas principalmente como um alerta para a quantidade de espaço utilizado na web sem necessidade. E não estamos falando somente das incontáveis páginas inúteis publicadas na rede (como aqueles sites que não são mais atualizados há vários anos e acabam virando uma peça de museu virtual), mas principalmente dos sites ativos que poderiam economizar espaço - e ganhar agilidade na navegação - se revissem sua programação e aperfeiçoassem seus códigos em prol da performance.

Fonte: Mobiforge

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.