Publicidade

Primeiro computador do mundo pode ser uma calculadora astronômica de 2 mil anos

Por| 07 de Julho de 2016 às 16h00

Link copiado!

Primeiro computador do mundo pode ser uma calculadora astronômica de 2 mil anos
Primeiro computador do mundo pode ser uma calculadora astronômica de 2 mil anos

Considerado como o primeiro computador existente no mundo, uma calculadora astronômica de 2 mil anos foi utilizada pelos gregos antigos para traçar o movimento da Lua, do Sol e também de outros planetas. Além disso, pesquisadores afirmam que a Máquina de Anticítera também tinha como objetivo adivinhar a sorte. Com um sistema intrincado de engrenagens que data aproximadamente no ano 60 a.C., o computador era empregado pelos gregos da época para prever eclipses solares e lunares.

A calculadora astronômica foi recuperada de um naufrágio descoberto na ilha grega de Anticítera em 1901. Um estudo recente que já dura décadas está tentando decodificar instruções minúsculas nos fragmentos restantes de suas superfícies externas. De acordo com Mike Edmunds, professor de astrofísica da Universidade de Cardiff, no País de Gales, "isso confirma que o mecanismo exibia planetas, além de mostrar a posição do Sol e da Lua no céu".

Edmunds, que já trabalha no projeto há cerca de 12 anos, afirmou que decodificar as inscrições também trouxe à tona um tópico interessante, a cor de um eclipse futuro. "Não sabemos bem como interpretar isso, mas pode remontar às insinuações de que a cor de um eclipse era uma espécie de presságio ou sinal. Certas cores podem ser melhor para o que está por vir do que outras", disse o astrofísico durante uma apresentação na capital grega de Atenas. "Se for isso, e estivermos interpretando corretamente, esta é a primeira ocasião em que encontramos qualquer menção real de astrologia, em vez de astronomia, no mecanismo", afirmou Edmunds.

Apesar da possível descoberta, o objetivo principal da máquina era astronômico, e não astrológico. "Os textos serviam para ajudar o observador a entender o significado de todos os diferentes pontos e indicadores, o que isso lhes ensinaria sobre o cosmo em que vivem... e sobre como, através de ciclos de tempo, isso se relacionaria com suas vidas", disse o professor de história do Instituto Para o Estudo do Mundo Antigo, de Nova York, Alexander Jones. Junto com o pesquisador Tony Freeth, Jones fez uma recriação virtual de como seria a máquina em seu estado perfeito na época em que foi desenvolvida.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters