Pesquisa mostra que londrinos são os mais tristes na hora das selfies

Por Redação | 08.12.2015 às 08:13

Certamente, a maioria das fotos em seu feed no Instagram são selfies de pessoas sorrindo e felizes. Raramente você encontra alguma foto desse tipo em que a pessoa esteja triste ou infeliz. Diante disso, um estudo resolveu medir o grau de felicidade das pessoas que tiram selfies em seis grandes cidades no mundo: Londres, Bancoque, Berlim, Moscou, Nova York e São Paulo. O projeto foi encomendado pelo Somerset House em sua exposição Big Bang Data.

Os pesquisadores utilizaram um software de reconhecimento facial para estimar os níveis de felicidade nas fotos e verificaram que a média em Londres é menor do que a média mundial. Os resultados que mostram que os londrinos são os mais desanimados também mostram que eles são mais contidos e geralmente aparecem em poses eretas. Em média, eles optam por uma cabeça inclinada em um ângulo de 15 graus, enquanto à média das outras cidades é de 20 graus. Os autorretratos em Londres também tendem a ter mais pessoas utilizando óculos.

Para chegar aos resultados, a pesquisa analisou um subgrupo de 640 selfies a partir de uma amostra total de 150 mil imagens. Foram comparadas as imagens com base na idade, sexo e características faciais, incluindo sorrisos. Uma outra análise foi realizada para verificar fatores como expressão emocional e poses fictícias, bem como estimativas de gênero e idade.

"Considerando que os jovens londrinos enfrentam desafios como o aumento dos preços dos imóveis e o mercado de trabalho altamente competitivo, o fato deles não estarem pulando de alegria talvez não seja tão surpreendente", disse o Dr. Lev Manovich, professor do Centro de pós-graduação na Universidade de Nova York. "É interessante ver que os londrinos são mais honestos e eles não estão pintando um quadro perfeito alternativo nas mídias sociais", completa.

Via Mashable

Fonte: http://mashable.com/2015/12/01/london-selfies-study/#50tM9ajOYuqE