Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OpenAI cria ferramenta que treina inteligência artificial para jogar games

Por| 05 de Dezembro de 2016 às 19h38

Link copiado!

 OpenAI cria ferramenta que treina inteligência artificial para jogar games
OpenAI cria ferramenta que treina inteligência artificial para jogar games

A OpenAI, companhia com foco em inteligência artificial para pesquisa, desenvolveu uma ferramenta denominada ‘Universe’ para que este tipo de tecnologia aprenda a jogar games, usar aplicativos e interagir com sites. A empresa sem fins lucrativos é apoiada por Elon Musk e Peter Thiel, entre outros nomes, e pelas empresas Microsoft, Amazon Web Services e Infosys.

Ao usar uma VNC (sigla para Virtual Network Computing) remota, a inteligência artificial conseguirá controlar um jogo ou app usando um mouse e um teclado virtual, e ver seu output ao analisar os pixels mostrados na tela. É essencialmente uma interface para o kit de ferramentas da companhia, o Gym, para desenvolver algoritmos de reforço, um tipo de sistema de aprendizado de máquina.

O código fonte para o Universe inclui interfaces para mil ambientes online, segundo a companhia. Entre as inferfaces estão simples tarefas direcionadas para browsers como botões, ou a ação de copiar e colar itens - mas há também ambientes mais complexos, como o videogame Grand Theft Auto V.

No entanto, treinar a inteligência artificial para roubar carros e atirar em transeuntes parece ser um caminho um tanto estranho para se tomar, dado que a missão do OpenAI é construir uma inteligência artificial segura e permitir que um robô de uso geral maneje ferramentas - inicialmente para realizar tarefas domésticas.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com a Open AI, técnicas de aprendizado de inteligência artificial terão de avançar significativamente para que consigam atuar em uma variedade de games de forma rápida e eficiente. Ser capaz de dominar rapidamente ambientes novos e desconhecidos dessa forma é um primeiro passo rumo à inteligência geral.

A companhia já fechou acordos com editores de jogos, incluindo a Microsoft Studios, EA e Valve, permitindo que a inteligência artificial aprenda a jogar games como Portal, Wing Commander III, Command & Conquer: Red Alert 2 e Sid Meier Alpha Centauri.

Fonte: IDGNow