Ônibus movido a cocô bovino alcança recorde de velocidade

Por Redação | 25 de Maio de 2015 às 16h26

Um grupo de pesquisadores do laboratório LS9, da Califórnia, descobriu no final do ano passado a possibilidade de sintetizar hidrocarboneto semelhante ao petróleo com a digestão das bactérias E. coli. Essas bactérias fazem parte do cocô de mamíferos e seres humanos.

Apesar do desenvolvimento da tecnologia ainda estar em fase inicial e estar limitada à fabricação de poucas quantidades, visto que ainda não foi descoberta uma maneira de desenvolver este combustível em grande escala, um ônibus conhecido como Bus Hound, que circula na cidade de Reading, na Inglaterra, está sendo movido a fezes bovinas. Isso pode parecer nojento, mas na verdade o que está sendo queimado pelo motor do ônibus é o biometano, um gás que é produzido por meio da decomposição de fezes através da digestão das bactérias.

Normalmente, o Bus Hound atinge a velocidade de 90 km/h. Porém, dessa vez o meio de transporte ambiental bateu a marca de 123,57 km/h, a maior velocidade já registrada.

John Bickerton, engenheiro responsável pelo projeto, afirmou que o objetivo da tecnologia é transformar os ônibus em um transporte limpo e rápido. "Somos modernos, rápidos e estamos na última geração da inovação", declarou.

Ainda na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Bristol, pesquisadores também estão trabalhando em um ônibus experimental movido a partir das fezes dos 32 mil moradores locais.

Bio-Bus

Conhecido como Bio-Bus, o veículo utiliza-se praticamente da mesma tecnologia do Bus Hound, transformando o processo de digestão das bactérias presentes nas fezes humanas para a transformação de combustível que funciona na prática como o petróleo. São utilizados o biometano e o propano misturados e retiradas do processo as impurezas que causam mau cheiro e o CO2.

De acordo com os pesquisadores, um tanque de gases de cocô humano garante 300 km de autonomia para o ônibus, o que equivale à produção de cinco pessoas durante um ano.

Fontes: BBC e ArsTechnica

Fonte: http://boingboing.net/2015/05/25/bus-powered-by-cow-poop-beats.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.