Publicidade

O que vai ter na ceia de Natal dos astronautas que vivem na ISS?

Por| 11 de Dezembro de 2018 às 09h38

Link copiado!

O que vai ter na ceia de Natal dos astronautas que vivem na ISS?
O que vai ter na ceia de Natal dos astronautas que vivem na ISS?

Morar no espaço, dentro dos limites da Estação Espacial Internacional (ISS), não significa que o Natal vai ser sem graça: por meio de um lançamento da SpaceX, a cápsula Dragon levou no último final de semana mantimentos à ISS, com a carga da vez levando também uma deliciosa ceia de Natal para os astronautas.

Alexander Gerst, astronauta da ESA (a agência espacial europeia), comandou o braço robótico da estação para capturar o veículo de carga, com a cápsula sendo acoplada com sucesso no último sábado (8). Junto com as guloseimas natalinas, a equipe também recebeu equipamentos para manutenção da estação espacial e itens de estudo científico, incluindo 36 mil vermes e ratinhos.

Continua após a publicidade

Mas, afinal, o que os astronautas vão comer na ceia natalina? Os alimentos escolhidos para a ocasião festiva foram uma caçarola de feijão verde, inhame cristalizado, peru defumado, molho de cranberry e bolo de frutas para a sobremesa. Ainda, o lanchinho pré-ceia fica garantido com biscoitos amanteigados, shortbread (um biscoito escocês feito de açúcar, manteiga e farinha de aveia) e tubos de glacê. Então, se você quiser cear como um astronauta, é só copiar o menu e imaginar que está flutuando em microgravidade.

Desde o ano 2000, o Natal é celebrado na ISS pelas equipes do momento. Os tripulantes recebem o dia de folga de acordo com suas respectivas religiões e culturas; por exemplo, a Igreja Ortodoxa Russa celebra o natal de acordo com o calendário juliano, enquanto a Igreja Católica e as variações protestantes usam o calendário gregoriano.

Em 2011, a tripulação da Expedição 30 tirou a divertida foto que ilustra a capa desta notícia, com astronautas vestindo chapéus de Papai Noel com um deles segurando um pinheirinho de Natal.

Fonte: Geek.com