NASA fará anúncio de “atividade surpreendente” na lua Europa de Júpiter

Por Redação | 21 de Setembro de 2016 às 09h43
photo_camera Foto: Reprodução

A NASA agendou uma teleconferência para a próxima segunda-feira, 26, às 15h (horário de Brasília) para apresentar evidências de ‘’atividade surpreendente’’, nas palavras da própria agência, em Europa, a mais intrigante das luas de Júpiter. Os resultados foram obtidos a partir de imagens feitas pelo Telescópio Espacial Hubble.

De acordo com o comunicado, astrônomos apresentarão resultados de uma “campanha singular de observação de Europa que resultou em evidências surpreendentes de atividades que podem estar relacionadas à presença de um oceano subsuperficial em Europa”.

O Hubble já havia feito uma detecção nessa direção em 2013, mas a não confirmação em anos seguintes, assim como em registros de observações feitas em anos anteriores, inclusive por sondas, deixou a dúvida no ar.

As primeiras suspeitas sobre a existência de água na lua de Júpiter surgiram em junho, quando a NASA anunciou a intenção de explorar melhor Europa. A agência espacial também planeja enviar a primeira sonda não tripulada para a órbita de Júpiter em 2020, quando poderá estudar o conteúdo da água mesmo sem realizar um pouso — e, quem sabe, encontrar evidências de vida em seu oceano subsuperficial.

Confira abaixo um vídeo que conta mais sobre a missão vindoura, a lua Europa e seus segredos:

Fonte: Mensageiro Sideral

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.