Nanosubmarino impulsionado por luz ultravioleta bate recorde de velocidade

Por Redação | 23 de Novembro de 2015 às 10h05

Cientistas da Rice University, localizada no estado do Texas, nos Estados Unidos, acabaram de desenvolver uma espécie de “nanosubmarino” em escala nuclear cujo motor faz com que ele seja capaz de navegar em velocidade recorde, se movendo com mais de um milhão de RPM.

O dispositivo é composto de uma única molécula com 244 átomos e seu motor funciona com luz ultravioleta, sem a necessidade de qualquer composto químico, conseguindo atingir uma velocidade de 2,5 centímetros por segundo. “Estas são as moléculas que se movem mais rapidamente já vistas em solução”, contou o professor James Tour.

Futuramente, o submarino poderá ser usado para levar substâncias a regiões específicas do nosso corpo, navegando pela nossa corrente sanguínea e se tornando um eficaz auxiliar em procedimentos médicos. Por enquanto, essa união homem-máquina não é possível, uma vez que o aparelho ainda não é capaz de realizar curvas, mas os estudos continuam e novos protótipos mais elaborados serão desenvolvidos.

“Há um caminho a seguir”, disse Victor Garcia-López, responsável pela construção do nanosubmarino. “Este é o primeiro passo e nós provamos o conceito. Agora precisamos explorar oportunidades e potenciais aplicações”, completou.

Fonte: Engadget, Rice University

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.