McLaren divulga imagens de modelo futurista para Fórmula 1

Por Redação | 04.12.2015 às 09:20

Com a aproximação de 2017, quando a Fórmula 1 promete uma reformulação no regulamento esportivo e técnico, a McLaren revelou uma proposta futurista de como os novos carros da categoria poderão ser no futuro. Os desenhos apresentados nesta quinta-feira (3) pela escuderia britânica são um conceito do MP4-X, que prometem atender várias das propostas que estão sendo atualmente discutidas na competição.

Como as imagens mesmo revelam, a proposta da McLaren é ambiciosa e ousada. As mudanças incluem a adoção de cockpits fechados, que se tornaram motivo de constante debate após a morte de Jules Bianchi, que sofreu um terrível acidente no GP do Japão de 2014. Além disso, o conceito MP4-X conta com uma carenagem que reaproveita a energia solar para geração de energia para o próprio carro e comandos por gestos para a execução de algumas funções diretamente do cockpit.

John Allert, diretor de branding da McLaren, afirmou que esse conceito procura "alcançar o futuro e imaginar a arte do possível". "Combinamos uma série de ingredientes-chave da Fórmula 1, como velocidade, emoção e desempenho, com narrativas emergentes do esporte, como cockpits fechados para aumentar a segurança do piloto, e tecnologias híbridas de energia. A Fórmula 1 é o esporte máximo dos gladiadores, e prevemos para o futuro uma vitrine de alta tecnologia e performance que excitará os fãs como nenhum outro esporte", explicou.

McLaren MP4-X

Recentemente, a Ferrari também divulgou um conceito para os carros da categoria. A proposta não incluía muitos detalhes técnicos, aerodinâmicos e de segurança, mas incitou os dirigentes a abordarem novas maneiras de deixar a categoria mais atrativa, esportiva e segura. Adrian Newey, projetista da Red Bull, também idealizou anos atrás um modelo que tinha como objetivo ser o carro mais veloz do mundo.

O projeto apresentado pela McLaren, porém, vai além, revelando detalhes técnicos e todas as propostas da equipe. "O visual é impressionante, mas é embaixo da pele onde as alterações são mais evidentes. O MP4-X é projetado para aproveitar fontes de energia alternativa, o chassi muda de forma para se adaptar a exigências aerodinâmicas diferentes e o protótipo comunica casos de falhas ou problemas", informou a escuderia.

Fonte: McLaren

Fonte: http://www.wired.com/2015/12/mclarens-new-mp4-x-concept-car-imagines-a-fully-bonkers-future-for-f1/