Máquina portátil produz cloro e leva água limpa para quem não tem

Por Leandro Souza | 05.11.2016 às 12:34
photo_camera Divulgação

Segundo a ONG internacional Do Something, mais de 884 milhões de pessoas ao redor do mundo não tem acesso a água potável, razão que faz diversos pesquisdores desenvolverem métodos alternativos para produzir água própria para o consumo humano. Uma empresa chamada Mountain Safety Research, apresentou recentemente uma forma interessante de conseguir isso, usando um equipamento mais portátil.

O Community Chlorine Maker é um dispositivo que usa uma pequena quantidade de sal e água para produzir cloro e, a partir disso, tratar quantidades maiores de água. Segundo a empresa, o processo do dispositivo não leva mais do que cinco minutos e apenas um deles é capaz de produzir água potável para cerca de 200 pessoas por dia.

Em regiões mais pobres do mundo, onde o acesso à água tratada é escassa, este produtor portátil de cloro pode ser uma solução. Segundo um vídeo publicado pela MSR, em Nairóbi, no Quênia, já foram criados postos de tratamento de água onde se usa o cloro produzido pela máquina.

A MSR lançou uma campanha no Indiegogo para o financiamento de 2,5 mil dispositivos, que custarão cerca de US$ 50 mil. Para a companhia, este número de equipamentos pode ser capaz de levar água mais limpa para cerca de meio milhão de pessoas em regiões mais pobres na África.

Para conhecer mais sobre o produto da MSR e até mesmo para colaborar com esta iniciativa de levar água potável para quem não tem acesso, você pode acessar a página da MSR no site de crowdfunding.

Fonte: YouTube