Japão instala portas USB em ônibus para carregar smartphones

Por Redação | 20 de Janeiro de 2017 às 21h07

Imagine que você saiu tarde do trabalho, precisa pegar um "busão" para voltar pra casa e tem uma longa viagem pela frente. No meio do caminho, a bateria de seu smartphone acaba. Mas aí, para sua alegria, você encontra uma porta USB disponível logo ali, dentro do ônibus, para conectar o telefone e continuar passando o tempo e espantando o tédio nas redes sociais. Seria maravilhoso, não? Pois no Japão, isso já existe.

Parece que a prefeitura de Tóquio já começou a instalar portas USB em um ônibus da cidade para que os passageiros consigam uma carguinha extra de bateria enquanto fazem a viagem. A informação vem do site local IT Media, muito embora a secretaria de transportes da cidade ainda não tenha confirmado nada a respeito.

Não se paga nem um centavo para usar o terminal USB. Vários passageiros já utilizaram a novidade, ainda em período de testes, e aprovaram a iniciativa nas redes sociais. Segundo alguns relatos, o serviço por enquanto foi instalado em um único veículo público, e não se sabe por quanto tempo ficará lá nem se vai chegar a outros ônibus municipais no curto prazo.

A ideia é excelente, mas não faz do Japão o pioneiro: em Londres e em algumas cidades de Singapura, por exemplo, alguns ônibus já foram equipados com os terminais USB e estão circulando livremente. Tomara que a novidade se torne comum em vários países, inclusive no Brasil.

Via CNET

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.