Estudantes controlam carro da Tesla com a mente

Por Redação | 30 de Novembro de 2016 às 20h45

Você já deve ter ouvido bastante sobre pilotos automático e sistemas de inteligência artificial que substituirão motoristas no futuro. Mas que tal dirigir um carro com a sua mente? Um grupo de pesquisadores modificaram um modelo da Tesla para responder a ondas cerebrais.

Segundo um teste feito por estudantes da universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, é possível fazer um carro acelerar ou frear a partir da leitura de atividades neurais. O nome do experimento? Teslapathic.

Os estudantes usaram uma espécie de capacete usado em eletroencefalogramas para medir a atividade elétrica do cérebro, e conseguiram fazer um Model S andar ou parar ao comando dos pensamentos.

Para o "motorista", ao pensar em pisar com seu pé direito significava acelerar, e pensando em fechar seu punho esquerdo significava parar. O sistema usou controles manuais para determinar a intensidade para cada comando.

A lógica por trás do experimento é simples, pois usa o capacete para distinguir atividades em diferentes partes do cérebro, que é convertido pelo computador em comandos mecânicos para o carro.

Embora em teoria o experimento seja interessante, ainda está longe de uma aplicação prática, quanto mais em carros. A precisão das leituras cerebrais é de 99%, percentual não aceitável quando se trata de colocar um carro nas estradas.

De qualquer forma, experimentos como o realizado em Berkeley mostram diferentes lados da inovação para o controle de carros no futuro. Empresas como Google e Uber já estão conduzindo testes com carros autônomos e pretendem levá-los à escala comercial muito em breve.

Mesmo assim, existem controvérsias como o ocorrido com um carro da Tesla este ano. Um acidente envolvendo o sistema de piloto automático do veículo causou a primeira morte de um passageiro, o que fez a Tesla voltar ao laboratório para revisar seus sistemas de direção inteligente.

Fonte: Inc.com

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.