Entenda como funciona a leitura de códigos de barra

Por Redação

Todos os produtos de bens de consumo duráveis possuem código de barras, desde remédios, alimentos e quase tudo o que compramos diariamente. Com uma presença tão frequente em nossas vidas, você já se perguntou como funciona o mecanismo dos códigos de barra? Na verdade eles possuem um complexo sistema de classificação, criado a partir de combinações numéricas presentes nas listras das etiquetas.

Os códigos de barra seguem a mesma lógica da computação em geral: utilizam código binário para formar dados. As listras representam uma sequência de zero e um, sendo que o resultado dessa combinação é uma descrição exata do produto, tudo graças a uma base de dados consultada pelo equipamento leitor, que pode ser um computador ou smartphone.

O código de barras é dividido em 95 partes com o mesmo tamanho, seja em um conjunto de listras pretas ou brancas. O computador lê o código e identifica as colunas que têm cor ou não, com zero para as áreas de maior reflexão de luz (listras brancas) e um para áreas de melhor reflexão de luz (listras pretas), que resulta em um número de 95 dígitos.

Código de barras

Para dar sentido aos números, um padrão é atribuído à sequência. Dessa forma, o número é dividido em 15 seções. Três delas são os limites laterais e o centro do código. As 12 restantes, com sete dígitos cada, formam dois agrupamentos, um à esquerda e outro à direita. Com essa organização, o leitor consegue inclusive identificar a sequência quando ela está de cabeça para baixo.

Código de barras

Existem códigos de barras diferentes que são identificados neste processo (o primeiro algarismo identifica o tipo do código). O grupo seguinte de números traz informações do fabricante. Em seguida vem o código do produto e, por último, um dígito de verificação para validar o scan.

Após a leitura dos números binários presentes nas listras, o computador faz a leitura dos números presentes no rodapé do código de barras e realiza um cálculo para determinar se a operação ocorreu corretamente. O resultado é comparado ao dígito de verificação. Caso esteja correto as informações são exibidas na tela, caso contrário uma mensagem de erro é exibida.

Todo este processo de leitura é realizado em uma fração de segundos, como você pode verificar quando vai ao supermercado e tudo é processado rapidamente no caixa.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/05/como-funciona-o-codigo-de-barra.html

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.