Publicidade

Engenheiro usa reconhecimento facial para ajudar seu gato a entrar em casa

Por| 27 de Fevereiro de 2018 às 19h05

Link copiado!

Arkaitz Garro
Arkaitz Garro

Quem tem ou já teve um gato com livre acesso ao ambiente externo, sabe que os animais adoram sair de casa para passear e podem demorar um pouco a voltar. Pensando nisso e na segurança de seu bichano, o engenheiro Arkaitz Garro, que trabalha para o WeTransfer, na Holanda, desenvolveu uma solução.

Em vez de instalar uma porta especial para que o seu gato Bobis entrasse em casa, ou ainda deixar ele esperando no frio, Garro decidiu criar um gadget que envia uma mensagem de texto ao dono, assim que o gato chega à porta desejando entrar.

O engenheiro conta que teve a ideia há alguns anos, quando ele e sua esposa encontraram o gato perdido em frente a sua casa e que, ao se sentir bem-vindo, decidiu que passaria a frequentar as residências das duas famílias.

Continua após a publicidade

Garret conta que o gadget possui uma câmera acoplada que usa a detecção de movimentos e o reconhecimento de imagem. Então, quando o gato se posiciona na frente da porta, a família recebe uma mensagem para que eles possam deixar Bobis entrar.

"Quando o sistema detecta o movimento, envia uma foto para o software de reconhecimento facial, que checa a identidade com base em uma imagem prévia do gato", explica.

Continua após a publicidade

O engenheiro montou o gadget com um mini-PC Raspberry P,  um módulo de câmera e com os softwares motionEyeOS, para o identificar o movimento, e o Rekognition AI, da Amazon Web Services, para o reconhecimento facial.

Fonte: Business Insider