Engenheiro usa reconhecimento facial para ajudar seu gato a entrar em casa

Por Natalie Rosa | 27 de Fevereiro de 2018 às 19h05
Arkaitz Garro

Quem tem ou já teve um gato com livre acesso ao ambiente externo, sabe que os animais adoram sair de casa para passear e podem demorar um pouco a voltar. Pensando nisso e na segurança de seu bichano, o engenheiro Arkaitz Garro, que trabalha para o WeTransfer, na Holanda, desenvolveu uma solução.

Em vez de instalar uma porta especial para que o seu gato Bobis entrasse em casa, ou ainda deixar ele esperando no frio, Garro decidiu criar um gadget que envia uma mensagem de texto ao dono, assim que o gato chega à porta desejando entrar.

O engenheiro conta que teve a ideia há alguns anos, quando ele e sua esposa encontraram o gato perdido em frente a sua casa e que, ao se sentir bem-vindo, decidiu que passaria a frequentar as residências das duas famílias.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Gadget em ação (Imagem: Arkaitz Garro)
Reconhecimento facial identificando Bobis (Imagem: Arkaitz Garro)

Garret conta que o gadget possui uma câmera acoplada que usa a detecção de movimentos e o reconhecimento de imagem. Então, quando o gato se posiciona na frente da porta, a família recebe uma mensagem para que eles possam deixar Bobis entrar.

Mensagens enviadas pelo software (Imagem: Arkaitz Garro)

"Quando o sistema detecta o movimento, envia uma foto para o software de reconhecimento facial, que checa a identidade com base em uma imagem prévia do gato", explica.

O engenheiro montou o gadget com um mini-PC Raspberry P,  um módulo de câmera e com os softwares motionEyeOS, para o identificar o movimento, e o Rekognition AI, da Amazon Web Services, para o reconhecimento facial.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.