Dragões de Game of Thrones na vida real são apenas formigas

Por Redação | 27 de Julho de 2016 às 17h15

Depois da abelha batizada com nome de Pokémon, chegou a hora de vermos outro animal ganhando seu nome com base em alguma criatura do universo pop. Desta vez, a inspiração vem de Westeros e do universo de Game of Thrones. Pesquisadores descobriram duas novas espécies de formigas na região da Nova Guiné, no meio do Pacífico, e decidiram nomeá-las em homenagem aos dragões de estimação que Daenerys Targaryen na série.

A dupla recém-descoberta agora se chama Pheidole drogon e Pheidole viserion em referência direta a dois dos três dragões presentes no seriado. E a escolha não foi por acaso, já que os pesquisadores responsáveis pelo batismo escolheram exatamente as maiores e mais ferozes feras do trio para evidenciar algumas das características das formigas. Embora elas não tenham metros e metros de altura e nem asas ou a habilidade de cuspir fogo, elas são tão feias quanto um dragão de verdade.

Como pode ser visto nas imagens abaixo, a principal característica desses insetos é a estrutura repleta de espinhos, o que realmente lembra um dragão. Trata-se de uma estrutura no exoesqueleto bastante particular dessas espécies que as difere de qualquer outra formiga já conhecida. E, vistas em fotos ampliadas, essa aparência quase dracônica não só fica mais aparente como ainda mais assustadora.

Formiga de Satanás

E, apesar de o visual medonho e ótimo para um monstro de video game, há uma razão para essa particularidade de Drogon e Viserion. De acordo com os pesquisadores, acredita-se que esses espinhos servem como ferramenta de defesa e também se sustentação, já que as novas espécies possuem cabeças bem maiores do que de outras espécies. Também se especula que eles podem ser úteis para a alimentação desses animais, ajudando-os a quebrar sementes e grãos a partir de uma espécie de força extra na mandíbula. Como eles podem ter alguma estrutura muscular sob esses espinhos, a dupla teria uma mordida bem mais potente.

De qualquer forma, não há como não se impressionar com o visual desses “dragões”. Se a imagem já é amedrontadora, a apresentação das formigas a partir de moldes em 3D é ainda mais medonha, pois dá a eles um aspecto quase que demoníaco — ou seja, Drogon e Viserion chegam quase a ser um nome carinhoso a esses animais que poderiam muito bem resgatar o nome de algum demônio sumério.

Via: The Next Web

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.