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Diga o último adeus às tecnologias, serviços e produtos que morreram em 2018

Por| 28 de Dezembro de 2018 às 14h34

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Diga o último adeus às tecnologias, serviços e produtos que morreram em 2018
Diga o último adeus às tecnologias, serviços e produtos que morreram em 2018

Adeus ano velho, e com ele vão todas as tecnologias que não encontraram saída no mercado e foram descontinuadas. Deixando saudade ou a sensação de que já foram tarde, inúmeros serviços e produtos deixaram de existir em 2018, abrindo caminho para as funcionalidades que o futuro inevitavelmente trará.

Veja, aqui, alguns exemplos de produtos, serviços e ferramentas que não sobreviveram ao ano de 2018:

Reviews na Netflix

Em 2017, a Netflix lançou um mecanismo de avaliações dos seus títulos baseada nos likes e dislikes que os espectadores davam para os títulos que assistiam, transformando as opiniões em um sistema de pontos entre 1 e 5. Em agosto de 2018, entretanto, a Netflix decidiu aposentar a ferramenta. Será que as descurtidas no Punho de Ferro tiveram algo a ver com a decisão?

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PlayStation Vita

Também foi declarado morto o console portátil lançado pela Sony em 2011, quando os jogos mobile eram bem diferentes do que são hoje. Por esse motivo, a empresa disse que não vai mais fabricar o Vita a partir de 2019, adicionando a informação que não tem planos de desenvolver um novo portátil para tomar seu lugar. Também, com a concorrência do Nintendo Switch seria muito difícil conseguir sucesso nesse campo. Que o Vita ascenda aos céus e encontre seu antecessor também mortíssimo, o PSP.

Yahoo! GeoCities

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Sim, os sites controlados pela Yahoo! desde que a Internet é Internet não morreram em 2009. No Japão, algumas das páginas ainda estavam acessíveis. O que pode ter sido a primeira experiência semelhante às atuais redes sociais para muita gente, o GeoCities permitia que qualquer cidadão tivesse uma página pessoal, ainda que meio feia. As poucas páginas que sobraram dessa época estão com a corda no pescoço: elas serão definitivamente descontinuadas em março de 2019.

Google+ e Google Inbox

Em setembro, a Google anunciou que descontinuaria o serviço Google Inbox em março de 2019, sendo que os seus melhores recursos foram implementados no Gmail. Logo no mês seguinte, uma vulnerabilidade de dados espalhou informações de meio milhão de usuários da impopular rede social Google+, levando a empresa a marcar abril de 2019 como data de encerramento das atividades. O que a Google dá, a Google tira.

Karma, o drone da GoPro

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Bem que a GoPro tentou quebrar a hegemonia da DJI no mercado de drones. Entretanto, como a empresa estava com dificuldade de manter a popular linha Hero lucrativa, o anúncio do fim do drone foi feito bem no finalzinho de 2017. O projeto, literalmente, foi pro céu.

SnapCash

O serviço de pagamento peer-to-peer (P2P) do Snapchat, em parceria com a Square, foi lançado em 2014, mas não aguentou e morreu em agosto de 2018. A causa mortis foi o excesso de concorrência nos serviços de pagamentos online.

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Os robôs Kuri, Baxter e Asimo

O fofo Kuri, um robô de companhia que fez sua estreia na CES 2017 e apareceu na CES 2018, teve uma morte prematura e provavelmente nunca terá a chance de entrar nas nossas casas. A Mayfield Robotics reembolsou as pré-encomendas e descontinuou o projeto em julho, alegando que o Kuri não se encaixava nos planos da Bosch, que ajudou a criar o simpático robô. Que pena!

O Asimo, da Honda, também não teve prognóstico melhor: ele está sendo aposentado, mas servirá de aprendizado para a empresa incorporar suas tecnologias melhoradas nos robôs que virão, como os mostrados na CES 2018. Vá para o céu dos robôs, Asimo!

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Já o Baxter, robô projetado para trabalhar diretamente no atendimento a seres humanos em pequenos comércios, nos deixou no primeiro semestre de 2018. Em uma carta de despedida, o CEO Jim Lawton disse que a empresa perdeu o rumo do projeto. "No final, nós simplesmente não entendíamos direito", revelou.

Beetle, da Volkswagen

Moderno e fofo, a releitura do clássico Fusca se tornou um dos carros mais emblemáticos dos últimos tempos. Em setembro de 2018, a VW anunciou a 2019 Final Edition do automóvel, cessando a produção do fusquinha avant-garde.

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Miitomo, da Nintendo

O primeiro aplicativo da Nintendo não foi nenhum jogo, mas sim uma espécie de rede social onde você poderia contruir seu avatar Mii e que durou apenas uns dois anos. Em maio de 2018, a Nintendo anunciou o fechamento dos servidores do Miitomo.

TellTale

A produtora de games deixou todo mundo de queixo caído ao anunciar subitamente seu fechamento em setembro de 2018. Parte de seus profissionais foram demitidos de forma abrupta e os jogos que estavam em desenvolvimento, como os aguardados Stranger Things e The Walking Dead, ficaram sem eira nem beira. Mais tarde, a Skybound revelou que daria prosseguimento ao jogo da série e HQs de zumbis. A TellTale, esteja onde estiver, deixará saudade nos nossos corações.

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Yahoo! Messenger

O serviço de mensagens instantâneas da Yahoo! não conseguiu sobreviver em um mundo com tantos aplicativos de conversação disponíveis e deixou nosso mundo em 17 de julho de 2018. Descanse em paz, pequeno pedaço da história da Internet!

Blockbuster

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A franquia outrora faraônica de locadoras de filmes Blockbuster ainda não está definitivamente morta, mas respira com a ajuda de aparelhos. Com apenas uma única loja aberta, em Oregon, nos EUA, o mundo moderno e seus streamings de vídeo assassinaram o modelo de negócios e ela não resistiu.

Quer conhecer mais serviços, produtos e tecnologias que não viveram o suficiente para conhecer o ano de 2019? Na lista completa do CNET tem mais de 40 itens para você descobrir!.

Fonte: CNET