Controle de novo tanque russo é inspirado no joystick do PlayStation

Por Redação | 18 de Maio de 2015 às 15h40

A Rússia é um país tão fantástico que todo jogador de Call of Duty pode pilotar um tanque de guerra — pelo menos em teoria. Isso porque um novo modelo do blindado desenvolvido para o exército do país traz uma espécie de joystick para controlar o veículo em vez do característico volante e demais aparatos tradicionais.

De acordo com o jornal russo Sputnik, os novos Kurganets-25 trazem um dispositivo de comando que lembra muito um controle de PlayStation. De acordo com o vice-presidente da Tractor Plants e um dos responsáveis pela adoção do improvável formato, foi uma longa luta para que a fabricante decidisse ousar nesse sentido.

Sony Playstation

Segundo Albert Bakov, a ideia era basicamente trazer algo que fosse familiar aos novos soldados, fazendo com que eles já tivessem uma boa noção de como controlar o veículo de combate. No entanto, apesar da boa intenção, foram necessários dois anos até que fosse possível convencer os designers de que essa era realmente uma mudança positiva.

Outro ponto destacado por Bakov é a própria simplicidade do joystick. Ao contrário do que era usado até então, o novo controle ocupa muito menos espaço e ainda oferece mais segurança ao soldado. Como ele aponta, o ato de girar o pesado volante dos modelos tradicionais era algo muito perigoso para os militares, uma vez que isso podia causar lesões em toda a caixa torácica caso o blindado sofresse um impacto durante o processo.

É claro, porém, que isso não significa que você vai poder sair de seu PlayStation 4 e explodir coisas no exército russo. Como o próprio vice-presidente da montadora explicou, a ideia é apenas simular a experiência para otimizar o processo de aprendizagem. Ainda assim, é sempre muito interessante ver como as pequenas coisas que estamos acostumados a ver e a lidar no dia a dia podem se transformar em algo muito mais prático em escalas bem diferentes da que estamos habituados a lidar.

Além disso, é bom que Vladmir Putin tenha certeza de que seus soldados são fã de Call of Duty e Battlefield ao invés de Mario Kart — ou aí sim teremos grandes problemas em Moscou.

Via: Sputnik, PopSci

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.