Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Controle de novo tanque russo é inspirado no joystick do PlayStation

Por| 18 de Maio de 2015 às 15h40

Link copiado!

Controle de novo tanque russo é inspirado no joystick do PlayStation
Controle de novo tanque russo é inspirado no joystick do PlayStation

A Rússia é um país tão fantástico que todo jogador de Call of Duty pode pilotar um tanque de guerra — pelo menos em teoria. Isso porque um novo modelo do blindado desenvolvido para o exército do país traz uma espécie de joystick para controlar o veículo em vez do característico volante e demais aparatos tradicionais.

De acordo com o jornal russo Sputnik, os novos Kurganets-25 trazem um dispositivo de comando que lembra muito um controle de PlayStation. De acordo com o vice-presidente da Tractor Plants e um dos responsáveis pela adoção do improvável formato, foi uma longa luta para que a fabricante decidisse ousar nesse sentido.

Segundo Albert Bakov, a ideia era basicamente trazer algo que fosse familiar aos novos soldados, fazendo com que eles já tivessem uma boa noção de como controlar o veículo de combate. No entanto, apesar da boa intenção, foram necessários dois anos até que fosse possível convencer os designers de que essa era realmente uma mudança positiva.

Continua após a publicidade

Outro ponto destacado por Bakov é a própria simplicidade do joystick. Ao contrário do que era usado até então, o novo controle ocupa muito menos espaço e ainda oferece mais segurança ao soldado. Como ele aponta, o ato de girar o pesado volante dos modelos tradicionais era algo muito perigoso para os militares, uma vez que isso podia causar lesões em toda a caixa torácica caso o blindado sofresse um impacto durante o processo.

É claro, porém, que isso não significa que você vai poder sair de seu PlayStation 4 e explodir coisas no exército russo. Como o próprio vice-presidente da montadora explicou, a ideia é apenas simular a experiência para otimizar o processo de aprendizagem. Ainda assim, é sempre muito interessante ver como as pequenas coisas que estamos acostumados a ver e a lidar no dia a dia podem se transformar em algo muito mais prático em escalas bem diferentes da que estamos habituados a lidar.

Além disso, é bom que Vladmir Putin tenha certeza de que seus soldados são fã de Call of Duty e Battlefield ao invés de Mario Kart — ou aí sim teremos grandes problemas em Moscou.

Fonte: Sputnik, PopSci