Companhia aérea começa a servir chope durante os voos

Por Redação | 22 de Julho de 2016 às 20h18

Já imaginou tomar chope durante suas viagens de avião? Pensando em proporcionar esses momentos aos seus passageiros, a companhia aérea holandesa KLM Airlines fez uma parceria com a Heineken para instalar torres de chope em algumas de suas aeronaves.

Apesar da novidade parecer bastante conveniente, na verdade foram necessários alguns anos de desenvolvimento de um barril que se adequasse às grandes altitudes. O principal desafio da equipe responsável foi encontrar uma forma de adaptar a torneira do barril para as condições atmosféricas dos aviões.

"A pressão do ar é muito menor dentro de um avião do que no nível do mar. Com isso, uma torneira de cerveja tradicional não funcionaria, dispensando apenas uma enorme quantidade de espuma", explicou Edwin Griffioen, um dos responsáveis pelo projeto.

Para solucionar o problema, o novo sistema utiliza a pressão do ar, no lugar do dióxido de carbono tradicional, e isolamento térmico para que a cerveja se mantenha gelada. Para isso, algumas peças dos barris tradicionais foram deixadas para trás e outras foram fabricadas por meio da tecnologia de impressão 3D.

A ideia era que o serviço fosse lançado ainda neste mês, mas a companhia ainda está aguardando a liberação dos certificados de segurança por parte das autoridades. De qualquer forma, não deve demorar para que quem estiver viajando pela Europa possa desfrutar da novidade. "Estamos sempre à procura de produtos típicos holandeses que nos diferenciem de outras empresas", afirmou a vice-presidente da KLM, Miriam Kartman.

Via Geekologie