Com doze anos, torrent mais velho do mundo continua na ativa

Por Redação | 25 de Janeiro de 2016 às 11h09

Como um sistema mantido totalmente pelo público, é difícil ver torrents que se mantêm ativos por anos. Os arquivos dependem dos próprios usuários para se manterem ativos e, quando eles perdem o interesse, é bastante provável que os dados acabem se perdendo. Mas isso não aconteceu com uma versão do filme “Matrix” totalmente refeita em arte ASCII, que continua ativa nos sistemas de compartilhamento mais de doze anos depois de sua criação.

O considerado torrent mais velho do mundo foi liberado no dia 20 de dezembro de 2003 e hoje, 4.419 dias depois, continua funcional. Apesar de não ser possível inferir isso diretamente, a perspectiva é que ele tenha sido baixado pelo menos algumas dezenas de milhares de vezes ao longo de sua vida, acumulando mais algumas unidades a esse número todas as semanas, ainda mais agora que sua existência está sendo noticiada na imprensa.

O torrent de “Matrix” em arte ASCII viveu até mesmo depois do fim do site original de seu criador, que também ficou disponível por quase uma década, mas foi retirado do ar no final de 2012. A última atualização comemora o lançamento de uma versão altamente encodada que finalmente poderia ser gravada em um DVD para ser vista na televisão. O torrent acompanha até mesmo uma capa, que pode ser impressa por quem quiser colecionar.

É o tipo da ideia que cabe muito bem em um filme como esse. O responsável pela obra, identificado apenas como Jack, diz ser um fã de “Matrix” e que, devido ao tema do longa, sempre quis que ele “fosse verde”. Testemunhos na página afirmam que essa não é a melhor forma de assistir ao filme na primeira vez, mas que a versão funciona muito bem como plano de fundo para uma festa cheia de nerds.

Fonte: Torrent Freak