Cientistas trazem 'Pac-Man' à realidade usando organismos microscópicos

Por Redação | 08 de Julho de 2016 às 08h43

Já imaginou Pac-Man sendo reproduzido na vida real? Foi exatamente o que uma equipe de cientistas noruegueses fez. Os pesquisadores recriaram as aventuras do consagrado jogo dos anos 80 utilizando organismos microscópicos implementados em um labirinto de apenas 1 milímetro.

A ideia do estudo era observar a interação entre organismos multi e unicelulares dentro de um mesmo ambiente. Para isso, os cientistas utilizaram três tipos de protozoários: enquanto os euglenas e os ciliados desempenhavam o papel do herói "Pac-Man", os rotíferos assumiram a posição dos fantasmas, caçando os dois primeiros no labirinto.

Um dos aspectos mais interessantes é que, para diferenciar os protozoários da estrutura, Erik Andrew Johannessen, um dos líderes da pesquisa, adicionou minúsculas luzes néon às células que compõem o labirinto. Dessa forma, foi possível observar que os organismos vão se tornando mais inteligentes durante os seus movimentos pelo minúsculo espaço.

Segundo os especialistas, ao criar um labirinto com dimensões tão reduzidas e com o nível de contraste conseguido por meio do néon, foi possível reproduzir o ambiente em que esse tipo de ser vive. O objetivo dos cientistas, agora, é continuar o estudo para compreender a lógica com que os protozoários se deslocam dentro da estrutura.

Ficou curioso? A equipe liberou um vídeo ao público mostrando o funcionamento da experiência. Confira.

Fonte: DigitalTrends

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.