Balão do Google cai na Colômbia e assusta vilarejo: "pensamos que era um OVNI"

Por Redação | 17 de Março de 2017 às 08h41

Moradores do pacato vilarejo de Luisa García, na província de Tolima (Colômbia), tomaram um susto daqueles nesta semana depois que um objeto misterioso caiu perto de suas casas.

"Todos pensamos que era um OVNI ou os restos de uma nave espacial", contou um dos moradores ao jornal El Tiempo. "Uma fumaça e um líquido estranho saíam dele".

Apesar do susto, o coronel e comandante da Polícia de Tolima, Jorge Esguera, desmentiu a possibilidade de aquilo ser um OVNI. E, no fim das contas, descobriu-se que se tratava de um balão do Project Loon -- iniciativa do Google para levar conexão à Internet para regiões rurais e locais remotos.

Balão do Project Loon resgatado pela polícia de Tolima, na Colômbia. Equipamento caiu de uma altura de aproximadamente 18 km e assustou moradores do vilarejo de Luisa García
Balão do Project Loon resgatado pela polícia de Tolima, na Colômbia. Equipamento caiu de uma altura de aproximadamente 18 km e assustou moradores do vilarejo de Luisa García (Reprodução: El Tiempo)

"Não é um satélite como estavam falando, mas sim um equipamento tecnológico do Google parecido com um balão", concluiu Esguera. "Provavelmente ele sofreu alguma avaria enquanto estava no ar e veio a cair", teorizou.

Normalmente esses balões estão a 18 km de altitude, próximos da estratosfera. É de se imaginar a velocidade com que ele vinha caindo e o barulho que fez quando atingiu o solo -- o que certamente assustou os moradores locais.

"Eu e muitas outras pessoas ficamos realmente assustados. Pensamos que era uma visita do além", acrescentou um agricultor.

Fonte: El Tiempo