As olimpíadas cibernéticas são uma realidade

Por Leandro Souza | 13 de Setembro de 2016 às 18h46
photo_camera divulgação

As olimpíadas de 2016 já acabaram e as paralimpíadas já estão perto do fim. Mas em outubro, em Zurique, na Suíça, chega a vez da primeira edição do Cybathlon, a primeira olimpíada cibernética.

Com início previsto para o dia 8 de outubro, o Cybathlon reunirá os melhores cientistas e usuários das mais recentes inovações em próteses corporais, que vão de mãos biônicas a cadeiras de roda super modernas, passando por modernos exoesqueletos.

Segundo os organizadores, o evento foca em dispositivos robóticos capazes de aumentar as capacidades de pessoas com deficiência. Segundo Robert Riener, professor na universidade de Zurique e um dos organizadores do evento, o foco principal não é a competição.

“Queremos ajudar no uso da tecnologia para vencer os desafios da vida diária para estas pessoas", afirmou Riener para o Geekwire. Para mostrar isso, a competição premia não apenas os competidores vitoriosos, mas os criadores dos dispositivos.

As competições são variadas. Para dispostivos de controle cérebro-computador, foi criada uma corrida virtual em computador em que os competidores usam a mente para controlar seu avatar. Já nas competições de próteses biônicas por exemplo, são tarefas simples como abrir uma garrafa ou carregar uma caixa.

Se o primeiro Cybathlon der certo, o plano é que a segunda edição do evento seja realizada em 2020 em Tóquio, cidade que será cenário para os próximos jogos olímpicos e paralímpicos.

Via: Business Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.