As olimpíadas cibernéticas são uma realidade

As olimpíadas cibernéticas são uma realidade

Por Leandro Souza | 13 de Setembro de 2016 às 18h46
divulgação

As olimpíadas de 2016 já acabaram e as paralimpíadas já estão perto do fim. Mas em outubro, em Zurique, na Suíça, chega a vez da primeira edição do Cybathlon, a primeira olimpíada cibernética.

Com início previsto para o dia 8 de outubro, o Cybathlon reunirá os melhores cientistas e usuários das mais recentes inovações em próteses corporais, que vão de mãos biônicas a cadeiras de roda super modernas, passando por modernos exoesqueletos.

Segundo os organizadores, o evento foca em dispositivos robóticos capazes de aumentar as capacidades de pessoas com deficiência. Segundo Robert Riener, professor na universidade de Zurique e um dos organizadores do evento, o foco principal não é a competição.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

“Queremos ajudar no uso da tecnologia para vencer os desafios da vida diária para estas pessoas", afirmou Riener para o Geekwire. Para mostrar isso, a competição premia não apenas os competidores vitoriosos, mas os criadores dos dispositivos.

As competições são variadas. Para dispostivos de controle cérebro-computador, foi criada uma corrida virtual em computador em que os competidores usam a mente para controlar seu avatar. Já nas competições de próteses biônicas por exemplo, são tarefas simples como abrir uma garrafa ou carregar uma caixa.

Se o primeiro Cybathlon der certo, o plano é que a segunda edição do evento seja realizada em 2020 em Tóquio, cidade que será cenário para os próximos jogos olímpicos e paralímpicos.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.