Publicidade

As 10 fotos microscópicas mais incríveis de 2020

Por| 17 de Outubro de 2020 às 18h00

Link copiado!

Christopher Algar
Christopher Algar

Todos os anos, o concurso fotográfico Nikon Small World Microscopy reúne as melhores fotos microscópicas do ano, tiradas por fotógrafos amadores ou profissionais, ou ainda por cientistas que conseguem flagras incríveis em seus ambientes de trabalho.

A cada ano que passa fica mais fácil ter acesso às fotografias microscópicas, pois as tecnologias e softwares atuais permitem esses cliques que merecem ser compartilhados com o mundo. A lista de vencedores deste ano já foram divulgadas, nas categorias Top 20, Menção Honrosa e Imagens de Distinção, conheça alguns deles:

Embrião

Continua após a publicidade

A foto abaixo é do embrião de um camaleão que, segundo os detalhes da imagem, está quase pronto para nascer. Já é possível identificar seu rosto, textura da pele, patas e, até mesmo, a sua cauda se enrolando quase no topo da cabeça.

Tecido

Parece um arame farpado colorido, mas é uma foto bem aproximada de um pedaço de tecido, mostrando toda a complexidade da sua conexão de fios.

Continua após a publicidade

Aminoácidos

Esta foto digna de um papel de parede foi produzida graças a uma solução composta por dois aminoácidos: glutamina e beta-alanina.

Continua após a publicidade

Mariposa

As mariposas, ou grande parte delas, podem até parecer feias e assustadoras, mas basta um bom zoom para mostrar detalhes incríveis de sua composição. Nesta foto, é possível observar partes de corpo vermelhas, brancas e azuis.

Barata

Continua após a publicidade

Baratas são nojentas, não há como negar. Mas as suas patas, em uma versão microscópica, revelam detalhes inimagináveis nestes insetos tão temidos.

Besouro nadador

Este rostinho simpático é de um besouro chamado gyrinidae, um inseto nadador que vive na superfície da água, medindo entre 3mm e 15mm de comprimento.

Continua após a publicidade

Borboleta

A foto brilhosa parece mostrar alguns laços de cetim, ou ainda aquelas fitas de embrulhar presentes, mas na verdade é uma imagem aproximada das asas de uma borboleta.

Continua após a publicidade

Chaoboridae

Conhecido como chaoboridae, mosquito fantasma ou verme de vidro, a criatura acima foi fotografada ainda em estágio de larva, com detalhes coloridos e texturas que parecem uma pintura de aquarela.

Tênia

Continua após a publicidade

A imagem perfeitamente arredondada e com"garras" parece um fóssil no solo de um deserto, mas a realidade não é tão agradável assim: se trata de uma parte de tênia que permite que ela fique firmemente acoplada no intestino de alguém.

Grãos de sal

Cubos de gelos? Cristais? Nada disso, apenas um flagra de grãos de sal que formam perfeitos quadrados e retângulos transparentes.

Continua após a publicidade

Curtiu? Tem mais! A lista completa com todos os 88 vencedores do Nikon Small World Microscopy está disponível no site oficial do concurso.

Fonte: ARS Technica