Alan Turing, o primeiro artista de música eletrônica da história?

Por Redação | 28 de Setembro de 2016 às 09h15

O inglês Alan Turing, considerado um dos pioneiros da computação durante a Segunda Guerra Mundial, teve mais uma inovação adicionada à sua lista. Uma gravação decoberta recentemente aponta que Turing foi a primeira pessoa do mundo a fazer um registro de música eletrônica.

A BBC divulgou na semana passada uma gravação obtida no laboratório de Turing, em Manchester, que data de 65 anos atrás. O áudio estava gravado em disco de acetato, com o som distorcido devido à ação do tempo.

Entretanto, pesquisadores da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, e o compositor Jason Long conseguiram restaurar o áudio, revelando rendições de "God Save The Queen", "Baa Baa Black Sheep" e "In The Mood", de Glenn Miller, reproduzidas pelos computadores de Turing. Você pode ouvir as gravações neste link.

O experimento musical foi conduzido por Turing em 1951, ao lado do professor Christopher Strachey, que ficou intrigado pela capacidade do computador Mark II em registrar códigos envolvendo notas musicais e usou o equipamento para fazer música.

Então você, fã de música eletrônica, quando for pensar nos pioneiros que hoje tornam possíveis estilos como EDM, pode agradecer à Alan Turing também.

Fonte: The Next Web

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.