Você sabia? Apple já criou "relógio-telefone" e PC portátil em forma de maleta

Por Redação | 23 de Maio de 2014 às 14h50

Enquanto a Apple não revela oficialmente o comentado iWatch - isso se ela realmente o anunciar -, muita gente já imagina como será o dispositivo, incluindo conceitos com tela curva, corpo flexível e integração a aplicativos de medição biométrica. O que você provavelmente não sabe é que muito antes dos rumores de um relógio inteligente de última geração, a empresa já havia desenvolvido um aparelho similar a um smartwatch em meados da década de 1980.

Quem fez a revelação foi Hartmut Esslinger, ex-funcionário da Maçã, no livro "Keep It Simples: The Early Design Years of Apple", que exibe imagens de algumas criações e conceitos interessantes da Apple em seus primeiros anos de vida. Segundo o site AppleInsider, o designer se uniu à empresa com um contrato de exclusividade em 1982, mas deixou a companhia anos depois da saída de Steve Jobs. Os dois continuaram a trabalhar juntos na NeXT, mas apenas Jobs voltou à Apple em 1997, pois Esslinger decidiu fundar a própria empresa, a Frog, na qual se dedica até hoje

Mesmo estando pouco tempo naquela que se tornaria a gigante de Cupertino, Esslinger presenciou o desenvolvimento de produtos únicos que nunca chegaram a ser lançados. Um deles é uma espécie de relógio sem tela visível contendo 12 botões, 9 deles sendo numéricos que iam de 0 a 9 e os outros três para símbolos de asterisco e "jogo da velha". O acessório funcionaria em conjunto com um headset curvo, semelhante a alguns modelos que usamos hoje em dia, e teria funções de um telefone celular.

Apple

(Foto: Divulgação)

Outro projeto exibido no livro e que não foi lançado pela Maçã é um computador portátil no estilo "Branca de Neve" de design, que poderia ser "desmontado" e guardado até assumir a forma de uma maleta. Baseado no famoso Lisa da Apple, o protótipo pode ser considerado como uma verdadeira estação de conteúdo, já que traria monitor, CPU, teclado e mouse acoplados. O compartimento ainda abrigava espaço para um telefone e uma impressora. Levando em consideração os computadores daquela época, imagine como era carregar esse peso todo para cima e para baixo.

Apple

(Foto: Divulgação)

Apesar desses produtos um tanto bizarros nunca terem chegado ao usuário final, é curioso notar que a Apple já pensava no conceito de portabilidade em uma época onde a tecnologia como um todo dava seus primeiros passos - especialmente pelo fato de que quase todos os equipamentos eram verdadeiros trambolhos, difíceis de serem carregados. Melhor ainda é saber como as coisas evoluíram em tão pouco tempo graças aos dispositivos móveis, como o iPhone, iPad e agora com o possível relógio iWatch.

Para quem tiver interesse em comprar o livro de Hartmut Esslinger, a obra está disponível na Amazon por US$ 27,79 (cerca de R$ 60).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.