Biometria em urnas eleitorais: tecnologia será testada em cidades brasileiras

Por Redação | 14 de Agosto de 2012 às 08h05

Durante as eleições municipais de 2012, milhões de eleitores irão utilizar urnas biométricas para votar em seus candidatos. Para que as pessoas possam se familiarizar com essa nova maneira de voto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomendou no último fim de semana a realização de testes em 117 cidades de diversos estados.

As eleições acontecem nos dias 7 e 28 de outubro - primeiro e segundo turnos, respectivamente - e cinco capitais vão utilizar esse sistema para identificar os eleitores, dispensando assim a assinatura no caderno de votação. Aracaju, Curitiba, Goiânia, Maceió e Porto Velho estão na lista.

Cerca de 7,7 milhões de eleitores, em 299 municípios de 24 estados, utilizarão a urna biométrica.

Com a utilização das novas urnas, os mesários poderão tentar até 12 vezes realizar a identificação do eleitor. Caso não tenham sucesso, o presidente da mesa utilizará sua própria impressão digital para liberar a urna e o eleitor terá que assinar o caderno de presença, além da necessidade de apresentar um documento oficial com foto.

Os eleitores de 299 cidades foram convocados para cadastrar suas impressões digitais e fotografias, além de atualizarem seus dados.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.