Sabia que os celulares foram criados em 1946? Conheça a história do aparelho

Por Redação | 21 de Setembro de 2012 às 11h45
photo_camera Weburbanist

Você sabe quando os aparelhos celulares foram inventados? Se você acredita que eles surgiram na década de 1980, está muito enganado. Os aparelhos que fazem a cabeça de milhares de consumidores no mundo todo - os verdadeiros objetos de desejo dos dias de hoje - surgiram no ano de 1946.

De acordo com o Weburbanist, os primeiros protótipos dos aparelhos celulares foram instalados em automóveis na década de 1960. Claro que os primeiros modelos nada se comparam com os celulares ultrafinos de hoje. Eles eram engenhocas compostas por materiais ultraduráveis e a prova de choque.

Celulares para carros

Transmissores e receptores de sinais eram instalados no porta-malas dos carros

Uma pesquisa do Pew Internet & American Life Project afirma que os sistemas móveis de telefonia com frequência de rádio começaram a ser utilizados em 1900, na forma de um rádio posicionado em navios que se comunicavam com bases em terra. Já na década de 1920, alguns carros da polícia norte-americana eram equipados com o sistema de comunicação.

No ano de 1946, o primeiro serviço de 'telefonia móvel', que permitia ligações entre aparelhos fixos e móveis, foi lançado na cidade de St. Louis, no estado do Missouri, EUA. E, em 1964, já existiam mais de 1,5 milhão de usuários da telefonia móvel nos Estados Unidos.

Celulares para carros

Primeiros aparelhos móveis do mundo

O especialista em rádios Geoff Fors, que mantém um site contando a história do aparelho desde a década de 1940 até 1990, afirma que nos anos 1940 os telefones de rádio possuíam cabinetes de transmissão e armários enormes para a recepção do sinal, que eram montados no porta-malas dos carros com um cabo que corria por baixo do tapete interno até o controle instalado no painel.

Celulares para carros

Instalação do sistema de comunicação móvel feita em carros nos anos 1960

Na década de 1950, a Motorola e a General Electric iniciaram uma parceria para tornar os aparelhos menores e mais leves. E nos anos 1960, um dos modelos de celulares da Motorola apareceu, estrategicamente, em uma cena do filme '007 - Viva e Deixe Morrer'.

Com o avanço da tecnologia, hoje podemos carregar nossos aparelhos móveis dentro do bolso, fazer ligações para qualquer parte do mundo, tirar fotos, gravar vídeos, navegar na internet entre outras funções, tudo isso apenas com um pequeno dispositivo.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.