Curiosidade: os rituais das grandes empresas e seus dirigentes

Por Redação | 31.07.2013 às 11:00

As gigantes do setor de tecnologia costumam oferecer uma série de regalias para seus funcionários, mas você sabia que também existem rituais quando acabam de contratar um novo empregado? Empresas como Apple, Twitter, Yahoo, entre outras, costumam dar as boas vindas aos seus novos colaboradores, e o pessoal do Business Insider destacou alguns deles. Confira!

Passeio no bosque com Mark Zuckerberg

Quando o CEO do Facebook quer contratar um novo funcionário para sua empresa, ele a leva para uma caminhada pelo bosque. O local do passeio geralmente é o mesmo: uma área arborizada de Palo Alto que contorna a Universidade de Stanford.

Durante a caminhada, Zuckerberg dá ao potencial empregado sua visão sobre a companhia. Em seguida, o empresário diz que o dinheiro não é problema e então pergunta se a pessoa deseja começar imediatamente no novo cargo ou não. Uma ótima maneira de ser contratado, não acha?

Bolsa recheada de coisas legais no LinkedIn

Os novos contratados pelo LinkedIn recebem uma bolsa com uma garrafa de água personalizada da empresa, um notebook e uma cópia do livro "The Startup of You", escrito pelo fundador do LinkedIn, Reid Hoffman. No primeiro dia de trabalho, eles também encontram sua mesa decorada com um cartão especial que diz: "Você está dentro" ("You're In", em inglês). As tais bolsas de boas vindas também são adaptadas para os interesses de cada um dos contratados, logo, imagine quantas outras coisas legais não devem ter dentro delas?

Visita à estátua de Gandhi

Jack Dorsey, cofundador do Twitter, costuma levar seus novos funcionários para um passeio até uma praça que abriga uma estátua de Gandhi. Ele aproveita a imagem do líder e pacifista indiano para discutir princípios orientadores com os novos contratados da rede de microblogging. Além disso, os novos contratados do Twitter também ganham uma camiseta especial da companhia e uma garrafa de vinho.

Jack Dorsey e a estátua de Gandhi

Jack Dorsey leva novos funcionários do Twitter para conhecer a estátua de Gandhi e posta imagem na rede social (Reprodução: Business Insider)

Boné de "Noogler"

Os profissionais que conseguem entrar para a equipe do Google em sua matriz, na Califórnia, precisam usar um boné colorido que diz "Noogler" em sua primeira sexta-feira na empresa – quando todas as equipes se reúnem. Todos os novatos da companhia são chamados de Noogler (new + googler).

Noogler

Imagem: Reprodução / Internet

Ganhe um novo iMac ao entrar na Apple, mas... configure-o você mesmo!

De acordo com o livro "Inside Apple", escrito por Adam Lashinsky, os novos funcionários da Apple ganham um novo iMac em seu primeiro dia de trabalho, mas todos precisam configurar suas próprias máquinas. Nada mal, hein?

Mesas feitas de portas

Um das peculiaridades no escritório da Amazon é que cada funcionário ganha uma mesa feita de uma porta velha. Antigamente, os novos funcionários precisavam fazer suas próprias mesas, mas agora elas vêm pré-montadas.

Análise de currículos

A CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, lê todos os currículos de cada novo potencial funcionário de sua empresa. Provavelmente ela trouxe esse hábito da antiga empresa onde trabalhava, o Google, já que por lá os cofundadores da companhia costumam ler todos os currículos dos novos funcionários. Convenhamos, a tarefa de Marissa não é nada fácil, já que atualmente o Yahoo! conta com cerca de 15 mil funcionários e continua contratando.

Seja contratado e ganhe uma viagem

Os novos funcionários do Airbnb, site que permite alugar quartos de outras pessoas durante viagens, ganham um bônus de US$ 2 mil para gastar com viagens.

Airbnb

Cerveja e salsicha

A maioria dos funcionários do "about.me" trabalha remotamente, mas em seu primeiro dia como funcionários eles viajam até São Francisco para conhecer a sede da empresa. Em seguida, são levados a um restaurante alemão para comemorar o novo emprego com salsichas e cervejas.