Rebeldes sírios desenvolvem máquina caseira e tecnológica para combate

Por Redação | 15.12.2012 às 14:16

À primeira vista parece apenas uma grande caixa de metal enferrujado, mas na verdade trata-se de um veículo blindado caseiro criado pelos rebeldes sírios. A criação foi batizada de 'Sham II', em homenagem à antiga Síria que era conhecida como País de Sham.

Segundo informações da AFP, o Sham II foi construído a partir do chassi de um carro e é completamente lacrado. Feito de aço leve, ele mede cerca de quatro metros de comprimento e dois metros de largura. Além disso, também possui uma metralhadora de 7.62 mm que pode ser controlada de dentro da cabine.

A tripulação dentro da cabine fica completamente protegida, e, para realizar as manobras, o motorista conta com uma tela que mostra imagens das cinco câmeras que ficam fora do veículo: três na frente, uma atrás e outra anexada à metralhadora.

As paredes metálicas possuem 2,5 cm de espessura e, segundo os rebeldes, é capaz de resistir a munições de até 23mm. No entanto, o veículo não garante proteção contra lança-granadas e fogo.

Mahmud Abud (nas fotos abaixo) é um dos criadores do Sham II, ele faz parte da brigada rebelde Al-Ansar. O rebelde conta que seu irmão, um engenheiro, foi quem teve a ideia de montar o veículo. Ele explica que, sem a metralhadora, o custo para fabricação do veículo é de cerca de US$ 10 mil (R$ 20 mil em média).

Sham II

Imagem: AFP

Sham II

Imagem: AFP

Sham II

Imagem: AFP